X

Lourival Marques cobra agilidade dos bancos na liberação de crédito para agricultores

O deputado estadual Lourival Marques (PT), ao longo da semana, reuniu-se com os técnicos da Emater e da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), bem como representantes das instituições financeiras Banco do Brasil e Banco da Amazônia.  A pauta, as dificuldades que os produtores rurais estariam encontrando na aprovação e liberação dos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Marques destacou que o governo tem realizado bons investimentos nas diversas cadeias produtivas do Estado. Segundo ele, a falta de agilidade na liberação do crédito estaria prejudicando os produtores.

“O governo do estado está investindo mais de R$ 100 milhões nas diversas cadeias produtivas a borracha, mel, açaí, suinocultura, horticultura, fruticultura e da mandioca. Mas a falta de crédito de custeio para as atividades agrícolas dificulta para o produtor implantar suas lavouras, dar manutenção e mesmo fazer a colheita”, pontuou.

O parlamentar lembrou ainda que a Emater e Seaprof, têm realizado diversos mutirões nas comunidades rurais mais isoladas para facilitar a elaboração de projetos e propostas para as linhas de crédito disponíveis e o percentual de aprovação pelas instituições financeiras é mínimo. “Os técnicos tem se esforçado para democratizar o acesso ao crédito, mas, infelizmente, os bancos dificultam todo o processo”, disse.

Para Lourival, a burocracia bancária estaria prejudicando o trabalho realizado pelas instituições. “Um dos principais desafios da Emater e da Seaprof é facilitar o acesso ao crédito disponibilizado pelo governo federal para os produtores em todo o estado. A burocracia bancária está emperrando a liberação desses recursos do Programa Nacional de Agricultura Familiar”, finalizou.

 

A Gazeta do Acre: