X

Após ter frases apagadas de prédio público em Rio Branco, pichador reclama: ‘sou poeta’

Tudo começou quando a frase ‘Você é o início da minha loucura’, escrita na parede lateral do Memorial dos Autonomistas, foi apagada pela prefeitura de Rio Branco. A resposta do pichador veio pouco tempo depois em tom de provocação: “Minhas frases vocês pintam, mas os buracos na rua não tapam, né? Bora ver quem tem mais tinta”, dizia.

A frase foi rapidamente apagada e, na sexta-feira, 23, o alvo das pichações foi à sede da prefeitura de Rio Branco. “Faltam saúde e educação e o problema é a pichação? Sou poeta”, reclama ele.

Outras mensagens escritas em folhas de papel foram coladas na parede. A pichação foi também foi apagada.

Ao G1, a Fundação Garibaldi Brasil (FGB) disse que está à frente do caso. O presidente Sérgio de Carvalho explicou que foi ordenado que as pichações fossem limpas dos prédios por se tratar de patrimônios do município. Ele contou ainda que a polícia foi acionada para identificar a pessoa para evitar que outros prédios sofram a ação.

“Não vamos nem entrar no mérito se é ou não cultural. É uma discussão muito complexa. A pichação divide opiniões em todo terreno da arte, é um tema muito polêmico que precisa ser debatido. O que questionamos aqui é a questão do patrimônio público. Não podemos deixar o patrimônio sofrer esse tipo de ação”, complementou.

O presidente lembrou ainda que a prefeitura tem sido parceira e incentivadora das artes urbanas, mas danificações ao patrimônio público não são aceitas. “Ele se identifica como poeta. Como prefeitura estamos limpando e protegendo o patrimônio público. Isso gera despesa. Como fundação temos sido grande incentivador das artes urbanas. Vamos ter um grande ato no Dia do Grafite”, garantiu.

 

A Gazeta do Acre: