X

Assembleia Legislativa realiza sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher

A pedido dos deputados Manoel Mores (PSB) e Leila Galvão (PT), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na quinta-feira, 8, uma sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

A sessão foi presidida por Manoel Moraes. Na ocasião, ele destacou as conquistas alcançadas pelas mulheres ao longo das décadas. Ao pontuar sobre a competência das mulheres no mercado de trabalho, o parlamentar lembrou que a classe feminina tem alcançado espaço em todos os segmentos sociais.

“As mulheres têm atuado em todos os segmentos de maneira extraordinária. Se sobressaem em tudo que fazem, pela competência, capacidade e responsabilidade”, disse.

A deputada Leila Galvão (PT), por sua vez, abordou acerca da representatividade da mulher e sua importância na sociedade. “É com muita alegria que comemoramos este dia, sobretudo, refletindo acercadas lutas e da longa caminhada que já percorremos. Se hoje temos conquistas sendo celebradas, é porque antes de nós houveram mulheres que lutaram. Somos capazes, sim, de ocupar qualquer espaço”, disse.

A chefe da Casa Civil, Márcia Regina, abordou sobre as lutas que ainda são travadas pelas mulheres. Reforçou que o momento é de reflexão para a construção de futuro sem violência e com direitos iguais para todos.

“Entre avanços e retrocessos, nós ainda temos muito o que refletir. Atualmente, o que nos une é uma causa, a causa de uma sociedade sem preconceito, mais justa, com muito mais respeito. Queremos uma sociedade sem violência e com direitos iguais para todos”, destacou.

A vice-prefeita da Capital, Socorro Neri (PSB), lamentou que o índice de violência contra a mulher ainda esteja crescendo no país. “Este é um dia em que devemos realizar um balanço dos avanços conquistados pela igualdade de gênero, e também dos desafios que devem merecer a atenção e atuação de todos nós. Ainda ganhamos menos em relação aos homens. A mulher negra sofre ainda mais com essa desigualdade. Podemos até comemorar alguns progressos, mas muitas barreiras necessitam ser derrubadas. Assistimos diariamente o crescente número da violência contra a mulher, de todas as formas: física e psicológica. Devemos continuamente lutar para que isso acabe”, destacou.

Homenageadas

Entre as homenageadas estava a dona Maria Zulmira da Silva Nascimento, conhecida por “Dona Preta”. Embora formada em Contabilidade, passou 44 anos de sua vida trabalhando como doméstica, emprego do qual fala com muito orgulho, e que possibilitou a criação e formação de seu único filho, hoje graduado em Direito.

Neli Martins de Castro também foi homenageada na sessão de ontem. Nascida em Tarauacá, Neli trabalhou duro para sustentar a família. Hoje, com 60 anos de idade, é microempreendedora individual, tem uma filha jornalista, um filho professor e outra contadora.

Tereza de Jesus, nascida em Jessé, no Amazonas, além de ser mãe de 5 filhos, criou mais 11. Veio para o Acre ainda criança, cortou seringa no seringal Canadá, e aos 11 anos de idade realizou seu primeiro parto, no Seringal Aliança – Envira. “Sou parteira por natureza, aparei 136 meninos”. Trabalhou 47 anos como parteira e hoje com 67 anos, é aposentada rural.

A defensora pública do Acre Rivana Ricarte de Oliveira também foi homenageada com o Diploma de Mulher Cidadã Acreana “Francisca Ferreira Leite”, pelo seu exemplar desempenho na prestação de serviços na área de Direitos Humanos à sociedade acreana.

A Gazeta do Acre: