X

Páscoa: Pesquisa da Fecomércio aponta que 57% dos empresários acreditam em vendas superiores ao ano passado

 

O domingo de Páscoa representa uma data de grande expectativa para o comércio dos segmentos que comercializam produtos derivados do chocolate, especialmente nos formatos de “ovos de páscoa”. Motivo este que veio a justificar uma avaliação das possibilidades para o mercado de consumo, notadamente, num momento de soerguimento da economia, com o processo inflacionário em sentido positivo e também, algumas aberturas de vagas para empregos. Pesquisa realizada pela Fecomércio/AC, através do Instituto de Pesquisas (Ipefac) demonstra que grande parcela da população de Rio Branco consegue manter normalmente seu orçamento doméstico no decorrer dos meses do primeiro trimestre. Porém, 34% dizem ter “cautela” visando o controle do poder aquisitivo da renda mensal própria.  O levantamento foi feito no período de 12 a 16 de março.

Com a proximidade do domingo de páscoa, as prateleiras dos supermercados de Rio Branco já enchem os olhos da população, levando 16% desses estabelecimentos à expectativa de crescimento de vendas até o próximo 1º de abril. Outros 40% menos otimistas demonstram perspectivas de volume ao menos igual ao alcançado para a mesma data no ano passado. Excluídos 24% dos estabelecimentos contatados, que se omitem quanto à expectativa de vendas, mais 20% não acreditam em maior volume de vendas para o próximo domingo de páscoa frente às vendas dessa data em 2017.

O levantamento aponta que 54% da população precisar reduzir níveis de consumo para alcance de equilíbrio financeiro para conseguir atender as necessidades essenciais. Dentre outros fatores que preocupam a população de Rio Branco, a pesquisa destaca a parcela que aponta os constantes aumentos dos preços administrados pelo governo, a exemplo de energia, combustível, transportes, etc.

Dentre os produtos com maior propensão a gasto de consumo para o domingo de páscoa, os ovos de páscoa são destacados por 41% da população. Com relação aos ovos de páscoa desejados, 38% da população vão realizar gastos com a compra daqueles de tamanho médio, 37% com os considerados de tamanhos grandes e 25%, com os de tamanho pequeno. Com relação a marcas dos produtos achocolatados, 44% da população devem preferir aquelas de maior fama e 37% se mostram indiferentes ao detalhe.

Para 97% dos empresários otimistas com o movimento de clientes esperado para o domingo de páscoa, as vendas de produtos achocolatados devem alcançar crescimento equivalente a até 5%. 58% dos empresários esperam à comercialização de grande volume de peixes da região, seguidos por 13% com boa expectativa para a venda de bacalhau.

Entre os empresários com tal expectativa, 57% acreditam em vendas superiores em até 8% sobre o volume do ano passado. Para a população com disposição a gastos para o domingo de páscoa, 63% do comércio com propensão a mais procura os preços se mostram como maior atrativo para essa população. Outros 16% entendem que a própria data incentiva a gastos, notadamente, pela população que conta com crianças na família ou nos ambientes de amizades.

A pesquisa destaca, ainda, a afirmação de 9% dentre o comércio com maior probabilidade de procura sobre o estágio da economia nacional que já representa estímulo para aumento de consumo pela população em geral. Enfatizando, 56% dos empresários do setor de supermercados e demais atividades econômicas no ramo de bens de consumo especiais para o domingo de páscoa, esperam movimentação igual ou superior ao registrado no mesmo período no ano passado, com 16% apostando aumento de vendas frente ao período de páscoa de 2017e 40%, vendas em volume igual.

O levantamento indica que 41% da população de Rio Branco/AC devem comemorar o domingo de páscoa com cônjuges e filhos. Outra parcela de 31% vai reunir cônjuges, filhos e parentes, e 11% devem comemorar com filhos e parentes. Convém observar 9% que devem comemorar junto a parentes.

Conforme informações, 38% da população estimam gastos entre 100 a 200 reais. Outra parcela de 24% deve gastar até 100 reais e 13%, entre 200 a 400 reais. Ainda se observa mais 24% que afirmam não saber o quanto devem gastar para comemorar na data.

A pesquisa observa ainda 48% dos empresários do comércio com disposição à realização de ofertas e descontos sobre os bens de consumo voltados à data, visando atrair muito mais clientes e outros 8% que devem investir em promoção geral. Com vistas à estimular a movimentação de vendas para a data, 37% fez modificações sobre o layout dos respectivos estabelecimentos de comércio, como forma de melhor apresentação dos produtos de maior procura para a data festiva.

No que se relaciona ao comércio passível de maior procura para gastos do domingo de páscoa, 53% da população destacam preferência para os supermercados e 22%, para o comércio de shopping. Entretanto parte da população deve procurar, dentre outros, os comércios existentes no mercado municipal (9%), no Ceasa (8%) e nos bairros da cidade (8%).

Conforme a pesquisa, a população deve comprar o máximo de 3 ovos de páscoa para o domingo de páscoa. Convém o destaque que 78% têm a pretensão de comprar até 2.

 

A Gazeta do Acre: