Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Branco promove uma vasta programação para o Dia Mundial da Água

Para conscientizar autoridades e a população em geral, uma vasta programação deve acontecer nesta quinta-feira, 22, dia em que se celebra o dia Mundial da Água. Em Rio Branco, além de uma caminhada pelo Centro de Rio Branco, passando pelas duas pontes que cortam o Rio Acre. A concentração começa às 14h, na Praça da Revolução, em frente à Polícia Militar (PM).

No período da manhã, o professor Claudemir Mesquita, ministra uma palestra no auditório do Sebrae no Centro, sobre a importância da tomada de decisões que resultem em impactos de fato na preservação do Rio Acre que é fonte de água para vários municípios acreanos. Além de atravessar países como Peru e Bolívia.

“Não temos mais tempo para planejamento. A degradação avança a passos largos. Precisamos de ações e da colaboração da população para recuperar o Rio Acre, antes que não tenhamos nem mais tempo para isso. Vale ressaltar que uma alternativa para o abastecimento de Rio Branco em caso de colapso do Acre seria o Riozinho do Rola, mas a degradação por lá também tem sido bastante comprometido”, comentou o professor.

Além disso, Claudemir se mostra muito preocupado com o empodrecimento do manancial. “Itens como agroquímico e agrotóxicos são que mais me preocupam, pois levam muito mais tempo para se decompor”, detalhou o professor.

Atualmente Rio Branco despeja 9,20 mil metros de esgoto no Rio Acre, segundo Mesquita.

Outro evento que integra as comemorações do Dia Mundial da Água é a exposição das ações realizadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e distribuição de mudas. A atividade também acontece em frente ao quartel da PM.

 

Sair da versão mobile