X

Concursos nossos de cada dia

Está aberta a temporada de estudos para concurso. Não apenas aberta, mas continuada, para muitos. Para os que sonham com a efetivação em um cargo público de alto padrão estudar para concursos é projeto de vida constante e sonho que conta com muito investimento pessoal. Mas, o que é preciso fazer para passar em um concurso? Quais os pré-requisitos para os que não abrem mão do cargo pretendido?
Em primeiro lugar, é sabido que o candidatodedica-se especialmente a estudar a disciplina específica para qual vai fazer a prova e acaba abrindo mão de parte essencial do processo: a compreensão de texto. Todas as questões, discursivas ou não, serão compreendidas e bem respondidas a partir da interpretação que o candidato faz delas, por isso é preciso ter a expertise em Língua Portuguesa para alcançar boa média em todas as disciplinas.
Para tanto, é preciso dedicar-se à matéria de modo integral e estudar desde a morfologia, que discorre sobre a estrutura e a formação das palavras, até a semântica, que versa sobre seus significados. Mas, para além de saber o que é um substantivo ou um vício de linguagem é preciso saber usar classes de palavras e fatos linguísticos de modo contextualizado, pois é através dessa análise que todos os enunciados farão sentido.
É fato que a norma culta e suas regras são muito cobradas em concursos, mas até para compreender o que se pede em cada questão é preciso saber ler nas entrelinhas, contextualizar as informações e instituir linhas de raciocínio lógicas. Esses caminhos de compreensão levam ao sucesso em qualquer área de conhecimento, pois é a leitura, aliada aos conhecimentos de mundo e formais, a responsável pelo avanço de cada candidato.
Assim, quem deseja ter sucesso em um concurso de qualquer natureza precisa se dedicar a estudar a norma culta da Língua Portuguesa e a análise linguística dessa disciplina, pois é fato que a terceira língua mais falada no mundo ocidental é considerada a base para o aprendizado e compreensão de toda e qualquer questão.

“É a leitura, aliada aos conhecimentos de mundo e formais, a responsável pelo avanço de cada candidato”

Fabiano Azevedo: