X

Barras de chocolates e bombons são opções econômicas para a Páscoa

Entenda porque ovo de chocolate é mais caro que a barra

Além de pesquisar mais, alguns consumidores estão optando por barras de chocolate e bombons ao invés dos tradicionais ovos de Páscoa. Prova disto é que o levantamento do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) inclui barras de chocolates e bombons entre as opções escolhidas pela população.

Segundo a pesquisa, 61% dos brasileiros pretendem comprar ovos de chocolate para presentear, mas 51% dos entrevistados disseram que preferem comprar bombons, enquanto 48% devem apostar nas barras de chocolates. Entre estes últimos, um dos motivos da preferência é o valor acessível.

E por falar em preços, o A GAZETA visitou alguns supermercados e constatou a grande diferença de valores entre os produtos. Enquanto uma barra de chocolate de 180g custa em média R$ 8, um ovo de Páscoa com o mesmo peso vale cerca de R$ 50 a mais.

A auxiliar de limpeza, Maria Inês, 33 anos, conta que há alguns anos deixou de comprar ovos de chocolates e passou a presentear com bombons. Ela diz que os filhos tentaram mudar sua opinião sobre o assunto, mas sem sucesso.

“Não é questão de querer, é de poder ou não comprar. Todo ano os ovos de Páscoa ficam mais caros, assim é quase impossível caber no orçamento do mês. Eu compro caixa de chocolate e todo mundo fica feliz”.

Mas, por que os ovos de chocolate custam muito mais caro que o chocolate em barra? Apesar da matéria-prima ser a mesma, a produção, o armazenamento, o transporte, o esquema de vendas e o número de pessoas envolvidas, são completamente diferente de um produto para o outro.

O primeiro fator é a quantidade de pessoas contratadas temporariamente para a produção dos ovos de Páscoa. Geralmente, as indústrias começam a produção entre agosto e setembro. Nesta temporada 2017-2018, foram contratados 23 mil empregados temporários, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).

E os motivos não param por aí. Os ovos de páscoa produzidos ano passado precisam estar bem conservados para serem vendidos, ou seja, as indústrias têm custos extras com o armazenamento.

Além disso, para não correrem o risco de chegarem às lojas em cacos, os ovos de chocolate precisam ser transportados com cuidado redobrado. São necessários de três a quatro caminhões para transportar o mesmo peso de ovos de Páscoa que um caminhão leva em barras de chocolate, ainda segundo a Abicab.

Categories: Flash
A Gazeta do Acre: