TIAGO MARTINELLO
O Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) Seção Acre e a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Acre, através da Escola Superior da Advocacia (ESA/AC), realizam na próxima sexta-feira, dia 9 de março, o primeiro Congresso de Direito das Famílias e Sucessões. O evento terá seis palestras, três no turno da tarde e três de noite, reunindo seis palestrantes de renome nacional. As inscrições podem ser feitas na sede da OAB/AC.
As temáticas das palestras são bem atualizadas dentro do âmbito do Direito de Família, desde as mais inovadoras até as mais controversas. São assuntos como a das novas configurações da família contemporânea, a percepção do princípio da afetividade no direito de família, a guarda compartilhada (algo que vem sendo aplicado, em regra, pelo Judiciário), a autonomia privada como requisito para a filiação socioafetiva, o chamado pacto antenupcial, entre outros.
O presidente do IBDFAM Seção Acre, Igor Clem, destaca alguns destes temas como essenciais para a melhor formação acadêmica e até um diferencial não só para os operadores do Direito, como também para os demais profissionais que atuam na área de Família. Segundo ele, inclusive, ao se falar de eventos para o Direito há uma falsa noção de que são voltados apenas para quem é da área jurídica. Mas a lei é destinada a toda a sociedade.
Por isso, Igor Clem reforça que quem assistir ao congresso não vai encontrar só palestras de caráter técnico, banhadas no juridiquês, e sim abordagens voltadas a estudantes, psicólogos, assistentes sociais, gestores da área do Direito de Família e a sociedade em geral, por ser um tema que diz respeito a todos. O currículo dos palestrantes garante isso. São especialistas com obras, mestrados, doutorados em temas variados de Direito de Família, tais como o professor João Aguirre, da Rede LFG e bem conhecido da comunidade acadêmica, o professor Rolf Madaleno, que teve trabalhos enaltecidos no último Congresso de Direito de Família.
“Não é apenas um simples congresso. É um congresso com grandes nomes do Direito de Família do nosso país. Este que é um ramo do direito já bem complexo, e que vem passando por muitas modificações ao longo dos anos. Temos a questão da união de pessoas do mesmo sexo, a questão do gênero, a questão da herança, do casamento com separação de bens, a chamada multiparentalidade… São vários temas complexos, e que merecem uma abordagem mais aprofundada, feita por estudiosos e especialistas. Nesse sentido, procuramos junto ao IBDFAM nacional grandes nomes para vir ao nosso Estado enriquecer o nosso debate e a nossa cultura quanto ao Direito de Família”, complementou Igor Clem.
Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone 3216-4000 (OAB/AC).
Palestrantes da tarde Luciana Faísca Nahas – Pacto antenupcial e o exercício da autonomia. Vivianne Saraiva – Autonomia privada como requisitos para a filiação socioafetiva. Lourival Serejo – Configurações das famílias contemporâneas e os desafios do futuro. Palestrantes da noite Valores das inscrições |