A Diocese de Rio Branco divulgou a programação referente às atividades que serão realizadas durante a Semana Santa. Para celebrar o período pascal, momento no qual os cristãos fazem um resgate da paixão, morte e ressureição de Jesus Cristo, serão realizadas missas especiais, como a Crismal, da Ceia do Senhor, Vigília Pascal e o Alvorecer da Ressurreição, que ocorre na Concha Acústica, e encerra a programação no dia 1° de abril.
Além das missas na Catedral Nossa Senhora de Nazaré e nas Paróquias do estado, encenações vão lembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
De acordo com o reitor da Catedral, Padre Manoel, a Semana Santa é um momento de renovação do compromisso de fé. “Um momento especial em que podemos refletir sobre o pedido de Deus para que o amor manifestado a ele seja manifestado ao próximo”, destacou.
A partir de quinta-feira, 29, a igreja Católica celebra o chamado Tríduo Pascal, o mais importante período do ano litúrgico. Segundo a igreja, é a forma de fazer a memória do calvário e ressurreição de Jesus. Ainda na quinta-feira Santa, em gesto simbólico, é realizada a missa do Lava-Pés, que celebra a última ceia de Jesus com os discípulos.
Na Sexta-Feira da Paixão, 30, a partir das 15 horas, será realizada a celebração da Paixão e Morte de Cristo.
Já às 17 horas, os católicos caminham pelas ruas da Capital com a procissão de Cristo Morto. Às 18h30, os cristãos relembram em peça teatral a crucificação de Jesus, nas escadarias do Palácio Rio Branco.
Já no sábado, 31, a programação é menor: confissões durante todo o dia e, logo em seguida, às 19 horas, celebração da Vigília Pascoal, onde os fiéis estarão com velas nas mãos. Também nesse dia, na véspera da Páscoa, é o momento que as comunidades fazem celebrações litúrgicas, acendem o Círio Pascal e renovam as promessas de batizado.
O “Domingo de Páscoa” é o ponto mais marcante desse período, pois é comemorado o grande acontecimento: a ressureição de Jesus Cristo. A programação continua no domingo, 1º de abril, com sete celebrações, sendo a primeira na madrugada às 3h30, com a concentração do Alvorecer da Ressurreição, na Catedral, e às 4 horas, a celebração do Alvorecer e Ressurreição de Cristo, na Concha Acústica, no Parque da Maternidade.
Além disso, haverá missa às 5 horas (Concha Acústica), e na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, às 6 horas, 8 horas, 17 horas e 19 horas. Após as celebrações, estarão encerradas as celebrações da Semana Santa.