X

Meteorologista Davi Friale anuncia queda na temperatura neste final de semana

Acreanos podem preparar suas capas, ou melhor, seus agasalhos, porque tem frio à vista! É o que aponta o pesquisador meteorológico, Davi Friale, e os principais sites especializados na previsão do tempo. A chegada de uma forte frente fria deve mudar drasticamente as temperaturas em vários estados brasileiros, neste sábado, 24.

As simulações atmosféricas feitas em supercomputadores estão indicando que a massa de ar polar associada a esta frente fria é de forte intensidade, aponta o site ClimaTempo.

Em Rio Branco, a frente fria chegará entre a tarde de domingo e as primeiras horas da noite para segunda-feira. Antes disso, é alta a probabilidade de ocorrência de temporais, com chuvas fortes e volumosas, raios, ventanias e eventual queda de granizo, prevê Davi Friale.

“As rajadas poderão passar de 60km/h, em alguns pontos. A temperatura não cai muito, mas as características atmosféricas proporcionarão a primeira friagem de 2018. As mínimas, ao amanhecer de segunda-feira e de terça-feira, devem oscilar entre 17 e 19ºC, em Rio Branco e Brasileia”, apontou Friale.

Aí você acreano de pé rachado deve está se perguntando, mas friagem em março? O ClimaTempo responde.

“Áreas de Rondônia e do Acre podem sentir uma friagem atípica, rara em março, por causa da passagem desta massa polar”.

Friale destaca se caso de fato chegue o frio, será a primeira friagem de 2018, antecipando em 30 dias, em relação às duas últimas ocorridas na região, nos dias 26 de abril de 2017 e no dia 27 de abril de 2016. Mesmo as que ocorreram no mês de abril foram fora da época normal destes fenômenos climáticos.

“A tendência é de que o ano de 2018 registre frios intensos no Brasil e no sul e oeste da Amazônia. A principal causa deste provável resfriamento natural está na diminuição da radiação do Sol, que já está em curso”, detalhou o pesquisador.

Categories: Flash
A Gazeta do Acre: