Que os transplantes se tornaram uma forma de salvar vidas, isso é inegável. E de acordo com Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), através da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), apontou que o Acre é o quinto Estado mais bem qualificado em transplantes de fígado no País.
Baseado em dados de 2017, a Associação divulgou que o acre tem uma média de 17,1 transplantes para cada milhão de habitantes. Em números reais, o Acre realizou 14 transplantes de fígado em 2017. No mesmo período, o Acre também realizou 22 transplantes de córneas e sete transplantes de rins.
Com isso, o Acre ficou a frente de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O ranking geral é liderado pelo Distrito Federal com 28,9 transplantes por cada milhão de habitantes.
Ao saber da notícia, o governado Tião Viana comentou em seu perfil no Twitter. “o nosso pequeno e amado Acre ficou em quinto lugar no Brasil, pelo número de transplantes de fígado”.
O médico Tércio Genzini, que é diretor do Grupo Hepático em São Paulo e um dos responsáveis pelo sucesso e eficácia dos transplantes de fígado realizados no Acre desde 2014, destaca que a rejeição dos órgãos transplantados também é menor no Estado.
“É talvez o maior sucesso no país, ou seja, 97% dos pacientes operados têm uma boa aceitação do órgão. No Brasil, essa média gira em torno de 70 a 80%”, destacou o médico.
No Acre, a Central de Transplantes iniciou suas atividades no dia 23 de março de 2006, a princípio como um programa piloto. Pouco tempo depois, tornou-se a Central Estadual de Transplantes.
O Ministério da Saúde habilitou, então, o Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco para realizar transplantes de rim, fígado, córnea, pâncreas e conjugado de rim-pâncreas, conforme portaria de n° 220.
Atualmente existem 39 pacientes na lista ativa de espera para transplantes no estado.
Desde 2014, ano que marcou o início da realização dos procedimentos no estado, já são 27 transplantes de fígado realizados no Acre. Além de mais de 300 transplantes viabilizados por meio do Tratamento Fora de Domicilio, já foram realizados no Hospital das Clinicas outros 310 transplantes de fígado, rim e córneas.