A acreana Amanda Vasconcelos é a chef por trás do empreendimento
Tacacá, baixaria, vatapá. São alguns nomes da gastronomia do nosso estado que podem soar estranho a um paulistano, mas que agora eles terão a oportunidade de conhecer. No sábado, 10, foi inaugurado o restaurante Tucupi, um espaço que abrange a gastronomia do norte do país.
Quem está por trás de tudo é Amanda Vasconcelos, 27 anos, que define seu cardápio como “comida do norte com tempero acreano”. O restaurante nasceu da vontade de levar à São Paulo o sabor dos ingredientes do Norte do Brasil.
“Meu intuito ao abrir o restaurante é poder fazer uma cozinha mais autoral com um cardápio sazonal”, explica. “Sempre teremos os pratos carro-chefes, como o tacacá e arroz de pato, mas meu intuito é transmitir a minha identidade na comida. A ideia é de você vir em um lugar e cada vez encontrar um cardápio diferente conforme a estação.”
Amanda decidiu investir no seu próprio restaurante depois do sucesso no Mirante 9 de Julho, local atrás do Museu de Arte de São Paulo (MASP), onde esteve por três meses divulgando a gastronomia do seu estado. “Antes só fazíamos eventos gastronômicos, mas por causa dessa experiência de ter um lugar aberto todos os dias vimos que era legal e que a logística funciona melhor”, conta.
Além disso, a procura foi grande: “Vieram muitas pessoas de São Paulo mesmo, não só do norte, curiosos pela comida. Por conta disso, e por ainda não ter um local de comida acreana em São Paulo, decidi abrir o restaurante”.
Amanda Vasconcelos
Amanda foi parar na cozinha por acaso. Nascida em Rio Branco, Acre, se mudou para São Paulo para estudar arquitetura. Seus planos mudaram quando começou a trabalhar em eventos gastronômicos. Passou a criar seus próprios pratos misturando a cozinha acreana com a de outros países. Ao perceber o interesse dos paulistanos pela gastronomia acreana, resolveu ir atrás de seus sonhos e abriu seu próprio restaurante acreano em São Paulo.
Tucupi
O restaurante Tucupi nasceu da vontade de trazer para São Paulo o sabor dos ingredientes do Norte do Brasil. Comida nortista com tempero acreano. O nome é uma referência a um ingrediente de origem indígena, encontrado na mandioca e marca registrada da comida daquela região.
Serviço
Tucupi
Sábados e domingos das 12h às 20h
Rua Major Maragliano, 74 – Vila Mariana – São Paulo, SP.
Estação Ana Rosa (Metrô – Linha Azul e Verde)