X

Fórum de Desenvolvimento traz pesquisadora da Universidade de Boston

 

Palestrante Dra. Rachael Garrett falará sobre sistemas integrados de produção lavoura-pecuária: barreiras e oportunidades

 Benefícios, custos e potencial de adoção em larga escala de sistemas integrados de produção lavoura-pecuária estão entre os assuntos que serão abordados na palestra – seguida de debate – da professora e pesquisadora da Universidade de Boston, Rachael Garrett, doutora em meio ambiente e recursos, que o Fórum Permanente de Desenvolvimento do Acre realizará nesta quinta-feira, 8 de março, a partir das 17h, no auditório da Fieac. O evento é uma parceria entre a entidade, a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac) e Emprapa/AC.

De acordo com o pesquisador da Embrapa/AC, doutor Judson Valentim, na Amazônia Legal existem mais de 76 milhões de hectares de áreas já desmatadas, sendo mais de 60% ocupadas com pastagens em diferentes fases de degradação. No Acre, são cerca de 2,1 milhões de hectares desmatados, sendo 80% ocupados com pastagens em diferentes fases de degradação. Daí a importância de se iniciar um debate acerca da integração lavoura-pecuária (ILP).

“Trata-se de uma estratégia de integração dos sistemas de produção agrícola e pecuários que pode viabilizar a recuperação de áreas agrícolas e de pastagens degradadas, aumentar a produtividade e a rentabilidade dos sistemas de produção e conciliar desenvolvimento econômico, bem estar social e conservação ambiental”, destaca.

Tanto Valentim quanto a palestrante Rachael Garrett entendem que a ampliação da adoção dos sistemas de produção (ILP) no Acre e na Amazônia é uma das principais estratégias para conciliar o aumento da produção agropecuária para atender à crescente demanda mundial de alimentos e, ao mesmo tempo, reduzir a pressões de desmatamento e as emissões de gases de efeito estufa.

Serviço

– Palestra/Debate “Sistemas integrados de produção lavoura-pecuária: barreiras e oportunidades”;

Palestrante: Drª Rachael Garrett, professora e pesquisadora da Universidade de Boston;

Quando: 8 de março, às 17h

Onde: Auditório da Fieac

Realização: Fórum Permanente de Desenvolvimento Sustentável em parceria com Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (Faeac) e Embrapa/AC.

Categories: Geral NOTÍCIAS
A Gazeta do Acre: