X

Saúde Municipal realiza programação especial no Mês da Mulher

Durante todo esse mês de março, a secretaria Municipal de Saúde (Semsa) intensifica nas unidades de saúde as ações voltadas para a saúde da mulher. E para alcançar um número maior de mulheres haverá atendimento ginecológico pela manhã, tarde e noite nas unidades de saúde, além de oficinas de artesanato, cuidados de beleza e palestras.

Entre as ações há consultas, exame preventivo do câncer de colo do útero – PCCU, solicitação e realização de mamografia de rastreamento (faixa etária de 50 a 69 anos), testes rápidos de HIV e hepatites B e C, distribuição de preservativos, vacinação, orientações das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), avaliação nutricional, saúde bucal, aferição de pressão arterial e dosagem de glicemia capilar.

Nesta quinta-feira, 8 de março, várias unidades têm programação especial, inclusive com sorteio de brindes, como no Centro de Saúde Mário Maia, no bairro Quinze; na USF Elpídeo Moreira Souza, no bairro Defesa Civil; Urap Rosangela Pimentel, no Calafate; e Urap Hidalgo de Lima e UBS Ary Rodrigues, no bairro Seis de Agosto.

Para as mulheres que não podem procurar os serviços de saúde durante o dia, a Policlínica Barral y Barral, no Conjunto Tangará, e a Urap Rosângela Pimentel, no Calafate, vão atender à noite. Das 17h às 22h, nos dois locais, as mulheres contarão com atendimento médico e de enfermagem, agendamento de mamografia para mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos, testes rápidos de hepatites B, C e HIV, vacinas, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, coletas de exames PCCU, roda de conversa com as mulheres sobre a importância da realização dos exames de prevenção. E as mulheres que precisarem ser encaminhadas a outros profissionais já sairão da Unidade de Saúde com o seu agendamento em mãos.

No dia 22, encerrando a programação do Mês da Mulher, na Urap Rosângela Pimentel, no Calafate, será formado um novo Grupo de Gestantes, com encontros semanais todas as quintas-feiras.

A secretária-adjunta de Saúde de Rio Branco, Jesuíta Arruda, diz que a intenção “é de que mulheres de todas as faixas etárias possam buscar atendimento no horário que mais lhe convier. Até às 22 horas estaremos com os serviços à disposição”.

Categories: Geral NOTÍCIAS
A Gazeta do Acre: