X

Ufac inaugura bloco do CAP no campus de Rio Branco

Atendendo à demanda da comunidade, a Universidade Federal do Acre (Ufac) inaugura um bloco do Colégio de Aplicação (CAP), no campus-sede, em Rio Branco, às 9h desta quarta-feira, 28, ao lado da Unidade de Tecnologia de Alimentos (Utal).

O valor do investimento para construção da edificação foi de R$ 2.111.963,59. A localização do prédio permite um acesso exclusivo para o colégio pela nova entrada da Ufac, a mesma que dá acesso à Utal.

No bloco deverá funcionar parte da administração do colégio e o ensino médio. A mudança do CAP, que hoje se localiza na esquina da avenida Ceará com a Getúlio Vargas, está prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufac.

Segundo o reitor Minoru Kinpara, a vinda do CAP para o campus oferece melhores condições a professores, técnico-administrativos e alunos. “É mais propício para o processo de ensino e aprendizagem; além do quê, os estudantes do CAP irão usufruir os mesmos espaços comuns destinados aos estudantes da Ufac”, comentou.

O reitor ressaltou ainda que o prazo planejado para a transferência total do CAP para o campus-sede da Ufac era de cinco anos, mas deverá ser maior devido ao contingenciamento de recursos.

“O nosso projeto engloba a construção de três blocos e uma quadra esportiva; estamos entregando um bloco e temos a previsão de licitação de mais um ou dois ainda este ano”, contou. “Nossa previsão era de fazer essa mudança de uma vez só. No entanto, por conta da crise econômica e dos cortes nos investimentos, que chegam à ordem de 50%, estamos fazendo isso por etapas.”

Com a entrega do prédio, a administração superior da Ufac e a diretoria do CAP devem se reunir para planejar o melhor momento para o início da ocupação das novas instalações e iniciar a transferência gradual do colégio para campus universitário.

O pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid, lembra que a transferência do CAP para o campus é uma demanda que existe há algum tempo. “A transferência estava na meta da gestão e está começando a ser atendida. O primeiro passo foi dado com a construção desse bloco”, disse. (Ascom/Ufac)

 

Categories: Geral NOTÍCIAS
A Gazeta do Acre: