O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Daniel Zen (PT), defende que a realização das audiências públicas, na qual debatem o projeto de lei que institui a proibição da saída da castanha in natura do Acre, sejam suspensas temporariamente.
Tendo em vista o processo eleitoral de 2018, a preocupação do parlamentar, que também é relator do PL, é que o tema seja politizado.
“A preocupação não é com o tema em si abordado no projeto, esse é o objetivo das audiências. No entanto, preocupa a politização desses debates, pois pessoas que não lidam com a área acabam por transformar a audiência em palanque político”, disse.
Para Zen, a politização do assunto prejudica o debate. Ele sugere que as audiências sejam retomadas após o período eleitoral.
“Politizar um assunto tão importante quanto este dificulta um avanço, e se for do consenso do autor do PL, eu, como relator, concordo em discutir esse tema somente após o pleito eleitoral. Não podemos fazer qualquer ato falho que atrapalhe a vida do produtor, pois a intenção é fortalecer a área”, concluiu.