O Instituto Datafolha divulgou ontem, 24, uma pesquisa na qual aponta o Partido dos Trabalhadores com sendo a sigla de maior preferência dos eleitores brasileiros. A enquete foi realizada entre os dias onze e treze de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Segundo a pesquisa, 20% do eleitorado afirma que mesmo depois da prisão do ex-presidente Lula, o PT continua sendo a melhor sigla para se votar. Os demais partidos apresentaram índices bem menores. O MDB ficou em segundo lugar, com 4% da preferência, seguido do PSDB, com 3%, e PDT e PSOL, com 1% cada um.
No entanto, a grande maioria dos entrevistados disse não ter preferência por nenhuma sigla: 62% nesta pesquisa. Em janeiro, 64% deram a mesma resposta.
O preferido
Segundo o instituto, o PT tem ficado entre na preferência do eleitorado desde 1989, quando se iniciou esse modelo de pesquisa. Mesmo no seu pior momento, logo após o impeachment de Dilma Rousseff, em dezembro de 2016, o partido ainda tinha a simpatia de 9% dos eleitores. O MDB e PSDB ficaram com a segunda colocação, 4% cada um.
Na pesquisa de 2016, os brasileiros sem preferência partidária chegaram a 75%, patamar mais alto de toda a série histórica do Datafolha. A partir de 2017, o PT voltou a crescer. (Com informações da Folha de S. Paulo)