Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Esporte radical airsoft completa um ano no Acre com evento comemorativo

Esporte radical airsoft completa um ano no Acre com evento comemorativo

 

Esporte radical airsoft completa um ano no Acre com evento comemorativo

O airsoft completou, no último dia 16, um ano no Acre. Trata-se de um esporte radical implantado no Estado pela Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio de um projeto de extensão idealizado pelo professor Carlos Roberto Teixeira Ferreira.

Em comemoração à data, a Unidade de Combate Airsoft (UCA), primeira do Estado e fundadora do esporte na região, irá realizar um evento com operação diferenciada neste domingo, 22, às 7h, na Ufac. O ponto de concentração é o estacionamento “E” da universidade.

De acordo com o membro diretor da UCA, Marcos Gonçalves, 60 pessoas estão confirmadas no evento, que terá participação do secretário Municipal de Esporte e Lazer, Afrânio Moura de Lima.

“Durante o evento comemorativo faremos uma simulação da Operação Ruanda apenas com os membros, além da entrega de brindes. Será uma operação diferenciada que deve durar entre duas e três horas, aproximadamente. É uma data que simboliza o aniversário do esporte no Acre”, afirma Gonçalves.

Segundo o membro diretor, a Ufac é a primeira universidade a implantar o airsoft em seu campus. “Sabíamos que seria polêmico, mas diferente do que muitos pensam, o airsoft não faz apologia ao crime, pelo uso de armas. Muito pelo contrário. É mais fácil sair um policial de lá do que um criminoso”.

As armas utilizadas no esporte são apropriadas para o jogo e seus projéteis, chamados de BBs, são confeccionados de plástico. A modalidade simula batalhas militares e policiais de forma realista. Os jogadores participam vestidos com equipamentos de proteção.

Segundo o professor Carlos Roberto Teixeira Ferreira, o esporte pode ser praticado por homens e mulheres, com idade superior a 16 anos. Sendo que, menores de idade precisam de autorização dos pais. O projeto é aberto à comunidade em geral, porém, o participante precisa ser convidado por alguém do grupo.

Atualmente, em Rio Branco existem cinco grupos que praticam o esporte. No mundo todo são 73 milhões de adeptos, segundo o último levantando feito pela Federação Alemã de Airsoft.

Sair da versão mobile