Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Faao realiza primeira Ação Abril Verde com ciclo de palestras, movimento global e convite a ex-seringueiros

 

A Faculdade da Amazônia Ocidental (Faao) realiza nesta segunda-feira, dia 30, a primeira edição do movimento Abril Verde. Serão ministrados um ciclo de palestras e uma mesa redonda, ambos com enfoque na temática ‘Desafios e perspectivas do Direito do Trabalho do Século XXI’. Todas as atividades do dia serão realizadas em dois turnos, à tarde, das 14h às 18h, e à noite, das 18h30 às 22h, no teatro da instituição (Teatro Sarah Assef Valadares).

A entrada é franca. As inscrições podem ser feitas de forma antecipada, através do link faao.lifeeducacional.com.br/inscricaoonline. Para quem tiver dificuldades de fazer online, também serão realizadas inscrições na ocasião do evento, que terá carga horária de 8 horas.

O I Abril Verde é de natureza jurídica, mas voltado para a comunidade em geral. De acordo com a coordenadora Adjunta do Curso de Direito da Faao, professora especialista Tatiane Alves Carbone, a ação está sendo organizado por ela e pelo coordenador-geral do Núcleo de Prática Jurídica, professor Emerson Silva Costa, junto com o engajamento dos acadêmicos das turmas 3VA, 3VB e 3NA do terceiro ano do curso de Direito de Faao. E o grande desafio dos envolvidos é tornar as palestras e os debates o mais democrático possível ao público.

“Não deixamos o público somente para os acadêmicos. Quando eu faço os convites para as pessoas que vão ministrar as palestras, eu peço que as falas sejam democráticas, que suas mensagens principais sejam transmitidas de forma clara e simples, deixando um pouco de lado aquele linguajar prolixo do Direito. Isso torna os debates acessíveis”, reforçou a professora.

Nesse sentido, o foco desta primeira Ação Abril Verde da Faao será concentrado em três eixos: o combate ao trabalho infantil; o enfrentamento às formas de escravidão moderna; e a proteção da dignidade da pessoa humana do trabalhador rural. Mas outros temas atuais, como a questão da reforma trabalhista e o conceito de trabalho decente, estarão presentes.

Serão realizadas duas palestras à tarde, junto com uma mesa redonda sobre o novo Direito do Trabalho Constitucional, Social e Internacional e que debaterá de forma interdisciplinar, com perspectivas voltadas ao serviço social, à psicologia, ao direito, à administração de empresas, a ciências contábeis e à gestão pública. À noite, mais 4 palestras completam a agenda do dia.

Para os dois períodos, a professora Tatiana Carbone ressalta que a Faao contará com o apoio do 4º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva) para levar ao evento públicos diferenciados. Nas atividades de tarde, os convidados serão os membros da Associação de Arte em Movimento do Idoso de Rio Branco, composto por pessoas que em décadas passadas trabalharam como seringueiros no Acre. De noite, o 4º BIS levará à Faao os alunos das turmas de Ensino Médio EJA – III e IV módulos, todos adultos e com planos de estudar para fazer num futuro próximo as provas do Enem, da Escola Estadual Doutor Mário de Oliveira, localizada no bairro Cerâmica.

Vale destacar que a Faao também estará recolhendo, no evento, doações de 1 kg de alimentos não perecível ou produto de higiene pessoal. Todos os itens arrecadados serão destinados para alguma comunidade carente, que a instituição vai selecionar em conjunto com o 4º BIS.

 O Movimento 50 For Freedom A 1ª Ação Abril Verde da Faao também será a ocasião ideal para divulgar e colher assinaturas do público presente para o movimento 50 For Freedom (traduzindo: ‘50 pela Liberdade’). A professora Tatiana Carbone explica que se trata de uma campanha global, liderada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e seus parceiros, cujo objetivo é persuadir 50 países a ratificar, até o final deste ano, o protocolo internacional de combate e erradicação ao trabalho forçado.

“Se esses 50 países assinarem este protocolo, então, deverão realizar ações e políticas públicas mais efetivas para combater a escravidão moderna. Vamos ter uma ampliação, nestes países, para o conceito de trabalho decente. Por isso, estamos buscando ampliar o número de assinaturas aqui na nossa comunidade local”, complementou a docente.

Para tanto, durante o evento do dia 30, será exposto na Faao um banner de conscientização e a faculdade ainda vai disponibilizar quatro notebooks para o público presente assinar esta lista.

Maiores informações sobre este movimento global estão disponíveis, com versão em português, pelo site 50forfreedom.org/pt. Uma boa causa vale alguns minutinhos do seu dia.

A campanha – O Abril Verde é uma ação de iniciativa popular, com participação espontânea e de caráter de conscientização. O objetivo é abrir os olhos da sociedade sobre a importância de se adotar uma cultura permanente de incentivo a saúde e segurança do trabalhador e de prevenção a acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. É celebrado em abril devido ao dia 28 ser o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. E recebe a cor verde em alusão a esta ser a cor da segurança dentro do calendário nacional.

 

Sair da versão mobile