X

Gasolina baixa nas refinarias, porém acreanos ainda não sentem no bolso

A Petrobras promoveu nesta terça-feira, 3, a redução de 1,36% no preço do diesel e de 1,20% no valor da gasolina comercializados nas refinarias. O valor médio nacional do litro do diesel A também terá queda, de 1,36%, para R$ 1,8578.

Na prática, o consumidor acreano ainda não tem o que comemorar. Nos postos de combustíveis em Rio Branco os valores permanecem inalterados. Os donos de postos avaliam se repassam ou não a redução após a compra de dos produtos.

A nova política de revisão de preços foi divulgada pela petroleira no dia 30 de junho de 2017. Com o novo modelo, a Petrobras espera acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores.

Em março, a empresa mudou sua forma de anunciar reajustes, e passou a anunciar os preços do litro da gasolina e do diesel vendidos pela companhia nas refinarias – e não mais os percentuais de reajuste.

Outra redução anunciada pela Petrobras foi a respeito do gás de cozinha. De acordo com a publicação, a queda será de R$ 4,4%, a partir desta quinta-feira, 5. Vale ressaltar que a medida não leva em consideração os tributos e a margem de lucro na comercialização do produto.

A Petrobras explicou, em sua página na internet, que o preço de venda às distribuidoras não é o único determinante do preço final ao consumidor. “Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas pela Petrobras podem ou não se refletir no preço final, que incorpora impostos e repasses dos demais agentes do setor de comercialização, como distribuidores e revendedores”.

 

 

 

 

Categories: Flash
A Gazeta do Acre: