Cinco e três meses. Esse foi o período em que Marcus Alexandre esteve à frente da prefeitura de Rio Branco. Eleito em 2012 e reeleito em 2016, o agora ex-prefeito fez um balanço de sua gestão. Ele relembra que enfrentou uma alagação de proporções inéditas e uma seca ainda mais severa, porém, o seu compro misso com a população de Rio Branco o fez seguir sempre em frente.
“Deixa a prefeitura em paz, com certeza de que busquei a cada dia, a cada minuto me dedicar ao máximo à nossa prefeitura e à nossa cidade, trabalhando nos feriados, finais de semana, buscando cumprir os nossos compromissos”.
Ele os trabalhos realizados ao longo do mandato, o ex-prefeito destacou a reforma dos nove mercados municipais, a entrega de 27 unidades de saúde e a construção de 14 creches. “Tivemos muitas obras importantes na capital. Foram 14 creches construídas, sendo mais de cinco mil vagas ofertadas as famílias. Tínhamos cerca de 18 mil alunos matriculados, hoje, temos 25 mil. Isso me deixa muito feliz. Temos quarta maior nota do IDEB e a terceira em índice de oportunidade”.
Disse mais: “Na Saúde, Rio Branco tinha 30 unidades de saúde funcionando em casa alugadas. Quase seis anos depois, esse número pulou para 57, ou seja, entregamos 27 unidades. O mais importante é que todas possuem agora sede própria, climatizada, com acessibilidade. Deixamos o aluguel para trás. Claro que fica o desafio de ofertar mais médico, remédios, mas isso é algo que será trabalhado sempre”.
O ex-prefeito se orgulha de estar sempre presentes nos bairros da capital. “São 212 bairros, mais de 400 mil habitantes. Seria muito difícil descobrir as demandas da população se ficasse apenas em meu gabinete na prefeitura. Temos que estar presentes nos bairros, conversando com a população, ouvindo suas demandas e buscando soluções. Fiz mais de 770 visitas nos bairros. E não digo isso para me vangloriar, apenas para relatar que minha prioridade sempre foi me manter perto da população”.
Shopping Popular
Marcus declara que o shopping popular é uma das obras que gostaria de ter concluído antes de entregar o mandato. “Essa é uma obra que gostaria de ter entregado antes de deixar a prefeitura, pelo carinho enorme por nossos camelôs, pelos comerciantes, dos amigos lá no calçadão. Nós passamos, durante esse período, por cinco ministros do turismo, o que acarretou atraso na liberação dos recursos” disse ao declarar ainda que a prefeitura está em dia com todas as contas.
“Muita gente chegou a declarar que os recursos para o shopping não estavam sendo liberados que algum débito da prefeitura. Não é verdade! É importante que as pessoas saibam que a pasta da prefeitura está em dia. Todo o valor que cabia ao município está em dia. Agora, a obra não andou devido atraso do governo federal. Se não fosse já isso teríamos concluído a obra. Mas saio deixando todo o processo encaminhado. Aprovamos a lei, a operação de crédito e o equilíbrio fiscal também foram aprovados, e na última segunda-feira, 2, a obra foi retomada e, se Deus quiser, em onze meses será concluída”.
Crise econômica
Marcus Alexandre frisa que um de seus maiores desafios enquanto esteve à frente da prefeitura da capital foi controlar as contas públicas diante de um cenário de crise econômica. “O desafio de qualquer gestor será, sempre, controlar as contas públicas, diante ou não de um cenário de crise. Os problemas vão surgindo e a população cobra solução. E não está errado esse pensamento. Nós, gestores, temos a obrigação de manter o equilíbrio fiscal mesmo nessas situações. Os resultados precisam surgir independentes de qualquer situação”.
Disse mais: “Nós precisamos fazer com que o Brasil possa voltar a crescer e nos estados nós precisamos acompanhar esse crescimento com a geração de emprego e oportunidades de trabalho com incentivo à economia. Temos que buscar meios de diminuirmos a burocracia para destravar licenciamentos e apoiarmos os empresários para que gerem geram empregos e renda”, afirmou.
Problemáticas
Uma das reclamações na gestão de Marcus Alexandre têm sido os buracos nas ruas da capital. Quanto à questão o ex-prefeito frisa que trabalhou da melhor forma para solucionar o problema. “Desde a primeira semana de janeiro, por exemplo, temos nove equipes tapando buraco. Talvez pudéssemos fazer mais, mas não podemos usar todo o recurso próprio da prefeitura apenas em um segmento, apenas na manutenção e esquecer o medicamento no posto, merenda na escola”.
Ele disse ainda que prefere ser criticado pela existência de buracos nas ruas do que a falta de medicamentos nas unidades de Saúde. “Temos cerca de 800 km de ruas em Rio Branco e 212 bairros. Se pudéssemos colocar uma atrás da outra, equivaleria a distancia entre Acrelândia a Cruzeiro do Sul. Então, seguramente é o desafio do momento e do futuro. Prefiro receber a crítica do buraco ao invés de criticas por falta de medicamento, da falta de pagamento de salário”.
“Prefiro receber a crítica do buraco ao invés de criticas por falta de medicamento, da falta de pagamento de salário”.
Operação Buraco
O prefeito relembrou ainda os acontecimentos durante a realização da Operação Buraco. Ele voltou a lamentar que pessoas tenham ido à frente de sua residência tripudiar da situação.
“Foi um dia muito triste. Triste pelo procedimento, por tudo que aconteceu. A gente que trabalha corretamente, honestamente, não espera que essas coisas aconteçam. Tenho consciência das coisas que fiz e das decisões que tomei. E, realmente, não esperava por nada disso. O que me deixou mais triste é que na sequência pessoas foram na frente da minha casa soltar fogos. Tenho um filho de 1 ano e nove meses, o Gael, que estava dormindo”.
Ele pontua que nunca desejou mal a ninguém e não entende porque fizeram isso com ele. “Com todo respeito, acho que esse tipo de manifestação é desnecessário, pois, desrespeita as famílias das pessoas. Recuso-me a comemorar qualquer dificuldade que qualquer pessoa passe na vida, mesmo que seja um adversário político. Lamentável tudo que ocorreu. Com relação a ser ouvido pela polícia, se tivessem me chamado para prestar esclarecimento, teria ido quantas vezes fossem necessárias. Estou e estarei sempre à disposição”.
Mudança na gestão
Ele destacou ainda que a prefeitura estará bem representada com Socorro Nery, nova prefeita da capital.
“A professora Socorro Nery tem todas as condições de comandar a prefeitura. Tem experiência de vida, experiência acadêmica, já ocupou cargos importantes na administração pública, enfim, representará de forma digna toda a população.
“A professora Socorro Nery tem todas as condições de comandar a prefeitura”.
Nova jornada
Segundo Marcus Alexandre, nos próximos dias estará percorrendo os municípios do Acre para a elaboração de seu plano de governo. “Vou aproveitar para visitar os municípios, andar nas ruas, falar com a comunidade, ouvir seus anseios. Quero construir um plano de governo focado no crescimento econômico do Estado, com apoio à iniciativa privada para destravar licenciamentos e outras burocracias, a fim de que possam ser gerados empregos e renda principalmente para a juventude que está entrando no mercado de trabalho’.
Disse mais: “Onde houver um acreano, em qualquer lugar, mesmo nos mais distantes e isolados, eu lá estarei para levar uma mensagem de esperança e de avanços ainda mais na melhoria do nosso Estado”.
O ex-prefeito considerou a Segurança Pública o maior desafio para a próxima gestão. “Sem dúvidas esse será o nosso desafio diário e nós vamos investir pesado nas nossas forças de segurança para termos paz”, acrescentou.
Campanha
Ao falar como pré-candidato a governador, Marcus Alexandre disse que aceitou o convite dos partidos da Frente Popular por ter sentido honrado com a proposta e também, segundo ele, para poder retribuir, com trabalho à frente do governo, com a população que o acolheu como num filho.
Disse ainda que não vai polemizar com adversários e que fará seu trabalho com propostas e ideias. “Vou trabalhar em paz, sem ataques a adversários. Vou falar apenas de trabalho e do que podemos fazer. Eu sou um homem que gosta de trabalhar, que gosta de acordar cedo e que vai dormir tarde, sempre para poder oferecer o meu melhor às causas às quais me dedico. Vou trabalhar assim. Se os meus adversários quiserem fazer uma campanha de ataques, com guerra, eles vão ficar falando sozinhos. Se querem ataques, que façam sozinhos”.
Agradecimentos
O petista agradeceu aos mais de sete mil funcionários municipais por toda dedicação e respeito dispensados a ele durante sua gestão. “Foi uma grande honra trabalhar com todos”. Agradeceu também a classe política, aos vereadores da Câmara Municipal, a Assembleia Legislativa e a toda a bancada federal acreana, ao senador Jorge Viana, bem como o governador Tião Viana.
O QUE ELES DISSERAM:
“Marcus Alexandre é a pessoa mais competente para entregarmos o futuro do nosso Estado neste momento. O Marcus faz o melhor dele por milhares de pessoas. Quando vejo debate sobre as necessidades de Rio Branco, vejo o orgulho que ele tem pela transparência e nunca abandonar as políticas em defesa da vida humana”, disse o governador Tião Viana.
“O Marcus Alexandre, que está tomando a decisão mais difícil da vida, está podendo fazer isso com tranquilidade porque aqui está sendo feita a boa política. A política não é uma coisa imunda e ruim, como querem fazer crer os falsos moralistas que defendem a prisão do presidente Lula. Nós aqui estamos fazendo a boa política e o Marcus está deixando a Prefeitura porque foi convocado pela população acreana”, disse o senador Jorge Viana.