X

Posse dos novos secretários de Estado acontece nesta quinta-feira, no Teatrão

 

O prazo para a desincompatibilização daqueles que pretendem disputar cargos eletivos neste ano termina no próximo dia sete. Com o fim do prazo, aumentam também as especulações em torno das mudanças no primeiro e segundo escalão do governo.

Entre os nomes que deixarão os cargos para disputar a eleição está o dos secretários Henry Nogueira (Pequenos Negócios), Gemil Júnior (Saúde), Márcia Regina (Casa Civil) e Emylson Farias (Segurança Pública).

Sibá Machado também deixa o comando da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens). Ele volta para o mandato de deputado federal.

Além deles, saem também a secretária-adjunta de Pequenos Negócios, Silvia Monteiro, o diretor do Detran/AC, Pedro Longo, diretor-presidente do Iteracre, Nil Figueiredo, diretor-presidente do Departamento de Estradas e Rodagem do Acre (Deracre), Cristovam Pontes, diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, diretor do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Rafael Almeida, e o assessor especial do governo, Elson Santiago.

A posse dos novos secretários está marcada para esta quinta-feira, 5, no Teatrão. Alguns nomes já foram confirmados pelo governador Tião Viana. Quem assume a Secretaria de Segurança Pública no lugar de Emylson Farias é o delegado de polícia Vanderley Thomas. O atual secretário adjunto da Secretaria Estadual de Saúde, Rui Arruda, assume a pasta no lugar de Gemil Junior.

Já a Secretaria de Pequenos Negócios ficará sob o comando de Oscar Sérgio de Menezes Oliveira. Ele substituirá Henry Nogueira, que deixa o cargo para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Acre.

A Sedens ficará sob o comando de Michel Marques, o Iteracre terá à frente Sebastião Oliveira e o Depasa será comandado por Moisés Diniz.

Shirley Torres será a nova diretora-presidente do Detran/AC no lugar do juiz aposentado Pedro Longo, que também concorrerá a deputado estadual pelo PV.

Com a saída de Cristovam Pontes do comando do Deracre, que disputará uma vaga de deputado federal, o órgão ficará sob o comando de André Mansour. O novo diretor-presidente trabalha atualmente na gestão do órgão. Ele também já ocupou cargo no Instituto de Administração Penitenciária, o Iapen/AC.

O atual porta-voz do governo, Leo Rosas, está sendo cotado para assumir a chefia da Casa Civil. Márcia Regina deixa o cargo para ser suplente do pré-candidato ao Senado, deputado Ney Amorim.

Marcus Alexandre se desincompatibiliza do cargo de prefeito

O prefeito Marcus Alexandre (PT) deve se desincompatibilizar do cargo nesta quinta-feira, 5, quando assina a carta de renúncia. Conforme anunciou recentemente, tão logo deixe a prefeitura da Capital, o petista deverá passar um período residindo no Vale do Juruá. A vice-prefeita Socorro Neri deve assumir o cargo.

Ao ser questionado, durante o anúncio do novo cronograma do Shopping Popular de Rio Branco na última segunda-feira, 2, pela reportagem local, se não estaria descumprindo um pacto com a população ao deixar o cargo no meio do mandato, Marcus Alexandre pontuou que não. Ele frisou que atende a um chamado do Partido dos Trabalhadores e da coligação Frente Popular.

“Estamos na prefeitura há seis anos. Boa parte daquilo que nos propomos a fazer, graças ao apoio e às parcerias, conseguimos. Deixo o mandato atendendo um chamado importante do partido do qual faço parte, da Frente Popular e de todos os partidos que me apoiaram nas duas eleições”, disse.

Quando indagado sobre o risco de deixar a prefeitura e não sair vitorioso no pleito de 2018, o petista se mostrou tranquilo. “A decisão cabe ao povo. Nós vamos enfrentar uma eleição difícil. Com certeza, toda eleição tem a sua complexidade, e essa não será diferente. O povo é que vai tomar a decisão. Se for a vontade do povo, a vontade de Deus, eu continuarei colaborando sempre com o Acre, com Rio Branco”, finalizou.

Categories: Flash
A Gazeta do Acre: