A dois dias de completar dois anos que sofreu um acidente de trânsito, em Rio Branco, capital do Acre, que o fez perder o tornozelo direito e ficar com movimentos limitados na perna, o acreano Wendell Barbosa está no topo do parajiu-jitsu mundial. Neste sábado, 21, em Abu Dhabi, nos Emirados Arábes Unidos, ele sagrou-se campeão mundial na classe N e no Absoluto, no Abu Dabhi World Professional Jiu-Jitsu Championship.
O paratleta destaca a felicidade pela conquista e lembra a data marcante que mudou sua trajetória de vida e o fez se tornar um atleta de alta categoria.
“Essa medalha não é minha. É de todo o estado, todas as pessoas que não desistiram, pessoas que por alguma coisa estão com depressão, passando por alguma dificuldade na vida. Sempre falo pra elas: não desista. Não desista dos seus sonhos, dos seus objetivos, porque as coisas vão acontecer naturalmente. As vitórias vão vir. E foi comigo. Completo dois anos do acidente nesta segunda-feira. Por muitos eu nunca mais ia andar, nunca mais ia ter uma vida normal e, graças a Deus, o jiu-jitsu mudou minha vida. E hoje sou campeão mundial. Não caiu a ficha ainda”, comenta.
Wendell Barbosa fala sobre as dificuldades além do acidente para chegar a ser o melhor do mundo. Assim como vários atletas do estado, sofre com a falta de apoio. E destaca ainda o empenho para alcançar a medalha de ouro.
“Foi muito difícil estar aqui sem apoio. É um gasto muito grande, mas graças a Deus deu tudo certo e conseguimos chegar ao objetivo. Foi muito difícil, as lutas são bem pesadas. Lutei com dois faixas pretas e, graças a Deus, consegui impor meu jogo. Treinei muito esses meses, desde quando cheguei de Londres eu não parei. Um campeonato que não tenho como descrever. É o maior campeonato de jiu-jitsu do mundo. Estou muito feliz, só tenho a agradecer a Deus.”
Com o título conquistado, ele pensa na sequência do ano e já sabe quais os próximos desafios que terá pela frente.
“Vamos preparar mais forte ainda para a temporada 2018-2019. As primeiras viagens que já têm são Los Angeles (EUA), julho no Japão, e janeiro na Rússia. São os três primeiros grand slams do mundial”, completa.
Wendell Barbosa segue em Abu Dhabi. O retorno para Rio Branco está marcado para o dia 2 de maio.