X

Sem conseguir visitar o ex-presidente Lula, governadores pedem audiência com a presidente do STF, Cármen Lúcia

 

Dez governadores do Norte e Nordeste do país, entre eles o governador Tião Viana (PT), estiveram na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, Paraná, na terça-feira, 10, para visitar o ex-presidente Lula, porém, não tiveram autorização. O petista começou a cumprir a pena de doze meses e um ano de prisão no último sábado, 7, após entregar-se a polícia.

A juíza federal Carolina Moura Lebbos foi responsável por negar a solicitação. De acordo com Lebbos, “não há fundamento para a flexibilização do regime geral de visitas próprio à carceragem da Polícia Federal. Desse modo, deverá ser observado o regramento geral. Portanto, incabível a visitação das pessoas”.

A decisão foi contestada pela presidente nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffmann. “Apesar da lei de execuções penais garantir a nossa visita, ela foi negada pela Justiça”.

Após o impedimento, os governadores assinaram uma carta e enviaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo um encontro com a presidente da Corte. “Estamos buscando junto à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármem Lúcia, uma audiência para tratar de temas da pauta federativa e das garantias constitucionais, entre elas, a prisão após condenação em segunda instância”, disse o governador Tião Viana.

E continou: “Estamos diante de um fato gravíssimo, uma mancha na democracia brasileira e na Constituição Federal: prenderam sem provas um homem inocente, o maior presidente da história do nosso país. Estamos dando um grito de paz, de liberdade e de justiça. Acreditando que a força da consciência tranquila do presidente Lula vai lhe fazer suportar esse momento. Ele que, como brasileiro, reage bravamente. E a comunidade internacional chama a atenção para o respeito do processo judicial justo, social, definitivo e constitucional. O Brasil teve a sua Constituição rasgada, e nós queremos a verdade, a justiça para o presidente Lula”.

Além de Tião Viana, também foram a Polícia Federal Waldez Góes (PDT/AP), Flávio Dino (PC do B/MA), Camilo Santana (PT/CE), Wellington Dias (PT/PI), Ricardo Coutinho (PSB/PB), Renan Filho (MDB/AL), Paulo Câmara (PSB/PE) e Rui Costa (PT/BA).

Carta – Os governadores também deixaram uma carta escrita à mão para Lula.

Segue a íntegra da carta: “Estimado presidente Lula, querido amigo. Estivemos aqui e sempre estaremos. Ao seu lado, firme na luta. Infelizmente, a Lei de Execução Penal não foi cumprida adequadamente e não pudemos abraçá-lo pessoalmente. Mas, por nosso intermédio, milhões de brasileiros e brasileiras estão solidários e sendo a sua voz por um Brasil justo, democrático, soberano e livre. Lula livre”.

Governadores, acompanhados pela senadora Gleisi Hoffmann, durante encontro com o superintendente da Polícia Federal do Paraná (FOTO/ Ricardo Stuckert Instituto Lula)
Categories: Flash
A Gazeta do Acre: