20 de março de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

20 de março de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Clínica Odontológica da Uninorte é alternativa para quem não tem condições de pagar por tratamento

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
09/04/2018 - 17:43
Clínica Odontológica da Uninorte é alternativa para quem não tem condições de pagar por tratamento
Manda no zap!CompartilharTuitar

O atendimento odontológico no Brasil é um dos mais baratos do mundo. Embora o cenário seja positivo, muitas pessoas não procuram o dentista. De acordo com o Ministério da Saúde, bebês de 18 a 36 meses já apresentam em média um dente cariado e esse problema afeta também 60% a 90% das crianças em fase escolar. Já os idosos entre 65 e 74 anos, que precisam de tratamento odontológico, representam 3 milhões de pessoas.

Normalmente é a falta de condições que leva o cidadão a não buscar serviços odontológicos. Mas a população de Rio Branco avançou muito na prestação gratuita deste serviço. A Clínica de Odontologia da Uninorte é um exemplo disto. Moderna, especializada e ampla, com atendimento diário (segunda a sexta-feira) e para todos os públicos. Robson Diniz Dias, 29 anos, sabe bem disso e procurou a Clínica de Odontologia da União Educacional do Norte (Uninorte).

Em sua segunda consulta, Dias afirmou que soube do

atendimento gratuito através de um amigo. “Ele me falou que o atendimento era ótimo para fazer limpeza, obturação e ainda era gratuito. Por isso eu vim. Os estudantes e o professor que me atenderam foram excelentes. Com certeza vou indicar para outras pessoas”.

Robson Diniz Dias não foi o único que ficou sabendo do atendimento gratuito por amigos. Aurélia Ferreira, 21 anos, estava em sua primeira consulta e conta que um vizinho indicou o local. “O atendimento é muito bom e rápido. Assim como recebi indicação, vou falar da Clínica para outras pessoas”.

A assistência recebida por Robson e Aurélia faz parte do programa da Uninorte em atender gratuitamente a comunidade. A Clínica de Odontologia, reinaugurada recentemente, conta com mais de 60 consultórios e já atendeu mais de 41 mil pessoas desde sua criação, em 2009.

Serviços como dentística (próteses e restaurações), periodontia (tratamento relacionados às gengivas), restaurações e endodontia (tratamentos de canal), são oferecidos gratuitamente. Além disso, a Clínica realiza tratamentos de acordo com a faixa etária e necessidades de cada paciente. Tem atendimento para crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência.

Os acadêmicos e o atendimento

O tratamento odontológico na Clínica da Uninorte é realizado por acadêmicos do curso de odontologia, supervisionados por professores. Os estudantes Anna Katrynny, Fernando Generoso e Erivelto Schicovski são alguns dos que trabalham no local e relatam como é essa experiência.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

De acordo com Anna Katrynny, do 8º período, na Clínica os estudantes podem aplicar todo o conteúdo aprendido em sala de aula. “Fazemos o possível para aplicar na Clínica, com os pacientes e acompanhamento do professor, tudo que aprendemos. Com certeza é uma experiência vital para o futuro. Todos os dias descobrimos novas oportunidades. Nós, alunos, somos movidos por uma curiosidade e temos o apoio e incentivo do professor, tanto dentro da sala de aula quanto na clínica. O mesmo empenho que colocaríamos na vida profissional lá fora, colocamos aqui e é muito gratificante.”

Fernando Generoso, também do 8º período do curso, conta como é a relação entre acadêmicos e pacientes. “Nossa relação com os pacientes é muito boa. Ela é construída a partir do primeiro contato, quando ele chega na clínica. É legal falarmos desse protocolo, no qual o paciente é pré-selecionado por meio de uma triagem. Depois ele vem para uma consulta de avaliação; normalmente o paciente procura a Clínica de Odontologia da Uninorte por já conhecer os nossos serviços, e quando adentra nas instalações, nós o classificamos em uma disciplina, de acordo com o procedimento que ele busca e/ou necessita fazer. Desde a recepção até o tratamento, o paciente é muito bem recebido. Nós também sempre conversamos com eles para saber o que o trouxe à clínica. Então, nossa relação é construída de uma maneira muito amistosa e sutil, durante todo o decorrer dos atendimentos. Trata-se da fidelidade entre paciente e aluno.”

O estudante Erivelto Schicovski, do 9º período, ressalta a relevância do ensino e incentivo dos professores. “Em cada período os professores nos ensinam procedimentos diferentes e aplica-los nos atendimentos diários, fortalece nosso aprendizado. Sem falar nos professores excelentes, que geralmente são especialistas em áreas diversas oferecidas no ambiente. Em suma: todos têm a didática correta para nos levar a aprender da melhor forma para assim, transmitir segurança e oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes. Ganha o paciente; ganhamos nós, os alunos e futuros odontólogos. Nada substitui a teoria aliada a prática.” Finaliza.

Como conseguir uma consulta?

Para receber algum dos diversos tratamentos odontológicos oferecidos gratuitamente na Clínica de Odontologia da Uninorte basta dirigir-se até o local, localizado no bloco “F”, das 8h às 22h, de segunda a sexta. Para marcar a consulta é necessário informar apenas o nome completo, idade e telefone para contato. Depois basta aguardar ser chamado.

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

PT avalia mudança de sede para Curitiba enquanto Lula estiver preso

Próxima Notícia

Ainda terão uma chance

Mais Notícias

Screenshot
3º destaque

Ossada humana encontrada em área de mata pode ser de idoso desaparecido em Rio Branco

19/03/2026
O Acre está em 17º no ranking de formalização do trabalho. Foto: Reprodução
4º destaque

Acre tem 54% de trabalhadores com carteira assinada e ocupa 17º lugar no ranking nacional de formalidade

19/03/2026
Jorge Viana critica filiação de Bocalom e diz que prefeito recorreu a “partido de aluguel”
4º destaque

Jorge Viana critica filiação de Bocalom e diz que prefeito recorreu a “partido de aluguel”

19/03/2026
Foto: MUBI
Geral

Mostra de Cinema Japonês tem entrada gratuita em Rio Branco com filmes de drama, fantasia e comédia; veja programação

19/03/2026
Funcionária escapa segundos antes de desabamento em churrascaria na Gameleira: “Do nada”
2º destaque

Funcionária escapa segundos antes de desabamento em churrascaria na Gameleira: “Do nada”

19/03/2026
Crepúsculo Relançamento - Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Crepúsculo volta às telonas e três filmes estreiam no Cine Araújo; veja programação

19/03/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Ainda terão uma chance

Conhecimento e ciência pautam gestão de Tião Viana

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre