Roupas rodadas com plumas coloridas, balões, fogos e muita dança fizeram parte do Esquenta Junino, evento que lançou oficialmente o Calendário Junino de Rio Branco 2018 no último sábado, 21, na Gameleira.
A prefeita Socorro Neri prestigiou o momento ao lado do presidente da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil, Sérgio de Carvalho, da diretora-presidente da Fundação Elias Mansour, Karla Martins, da primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, e do vereador Rodrigo Forneck.
“A Prefeitura de Rio Branco vem apoiando as ações culturais na nossa cidade, como forma de valorizar e difundir nossa cultura. O calendário é uma dessas atividades que está sendo apoiada pela gestão municipal, pois entendemos que é uma atividade que alegra e envolve a comunidade da Capital, além de gerar economia criativa para a comunidade”, destaca Socorro.
O esquenta teve como protagonista os quadrilheiros que apresentaram uma prévia do que será o circuito junino deste ano. Constam do Calendário, os arraiais que levam comidas típicas, rifas, bingos, apresentações musicais, jogos, brincadeiras e muita dança aos 12 bairros onde são realizados os eventos juninos.
“As quadrilhas estão desde 2017 se preparando para esse momento. Cada um vai mostrar um tema diferenciado, levando ao público um pouco do que é a cultura popular e o movimento junino”, ressalta o presidente da Liga de Quadrilhas do Acre, Jimmy Silva.
O Calendário inclui ainda a realização do 12º Circuito Junino de Rio Branco, realizado no mês de junho. A programação encerra com o 20º Arraial Cultural, promovido pelo Governo do Estado e a Liga de Quadrilhas, em parceria com a Prefeitura.