Ocorre nesta sexta-feira, 27, a partir das 17h, a III edição do Ocupação Cultural, na Praça Pública do município de Porto Acre. A programação composta de apresentações musicais, exposição de quadros e batalhas de rap promete agradar os jovens do local.
O objetivo do evento é chamar atenção das autoridades para a ausência de atividades culturais, de entretenimento e até mesmo esportivas. Segundo o líder do movimento, Melquisedeque Alves, 19 anos, os jovens do município precisam se deslocar para Rio Branco.
Entre outras atrações, o grupo acreano Cobras Dance fará uma apresentação no local. O Ocupação surgiu pela necessidade de proporcionar cultura principalmente para os jovens da região.
“Queremos Políticas Públicas de Juventude porque até então não tem. Chegamos a conversar com o secretário de Finanças sobre, mas ele colocou como perda de dinheiro investir nessa área. Uma batalha de rima, por exemplo, às vezes eles só cobram o transporte para fazer uma roda cultura. Eles colocam empecilho para realizar eventos, muitas vezes de custo zero, e a juventude fica sem ter pra onde ir”.
Uma prova de que a ação tem dado certo é o aumento de público a cada nova edição, aponta o líder do movimento.
Uma triste realidade, de acordo com ele para a juventude daquele município, é o fato de que jovens atletas do município não conhecem a Lei de Incentivo ao Esporte, por exemplo, e na maioria das vezes, perdem oportunidades por falta de informação.
A primeira Ocupação Cultura ocorreu em janeiro deste ano e reuniu vários jovens. Para o líder do movimento, o sucesso do evento é prova da carência de opções de lazer no município.