X

A realidade

 O ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa, traçou o cenário de caos que se vê hoje em torno de Michel Temer. Crítico do afastamento de Dilma Rousseff, Barbosa disse que o país continuaria a viver seguidas turbulências. “Isso só vai acabar no dia em que o Brasil tiver um presidente legitimado pela soberania popular”, afirmou. Falta saber se a segunda parte da profecia será cumprida: “é tão artificial essa situação criada pelo impeachment que eu acho, sinceramente, que esse governo não resistiria a uma série de grandes manifestações”.

 

Militares no poder

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sérgio Etchegoyen, afirmou ontem que intervenção militar é um assunto do século passado, que não faz mais sentido. Durante coletiva no Palácio do Planalto de balanço do monitoramento da greve dos caminhoneiros, Etchegoyen foi questionado sobre os protestos que têm ocorrido no âmbito do movimento, pedindo a volta dos militares ao poder. “O farol que uso é muito mais potente que o retrovisor. Não vejo militar, Forças Armadas, pensando nisso”, afirmou.

Sem Brilho

Marina Silva quase chegou ao segundo turno das eleições presidenciais de 2014 numa coligação que tinha seis partidos, entre eles PSB, ao qual ela estava filiada. Na disputa deste ano, a cabeça de chapa da Rede vem patinando para encontrar legendas dispostas a robustecer seu palanque.

Mal na fita

Pelo andar da carruagem, de desastre em desastre, Michel Temer está na iminência de produzir um milagre estatístico: Ibope e DataFolha lhe atribuirão índices abaixo de zero nas próximas pesquisas de popularidade. Nas últimas, a aprovação do presidente estava em apenas 4%.

Diabetes

O brasileiro está se tratando mais do diabetes. Segundo a consultoria IQVA, que audita o setor de medicamentos, de 2010 até o ano passado, as vendas de remédios para o tratamento da doença cresceram 254% em caixas. Considerando os seis anos em que o programa “Aqui Tem Fármácia Popular” começou a fornecer a droga grátis à população, a alta foi de 154% em unidades. Daí, a importância de se avaliar bem qualquer mudança na política de preços do projeto, que atende 21 milhões de pessoas, já que pode afetar o tratamento do diabetes e outras enfermidades.

Raio X

Atualmente, a saúde e a educação juntas – com cerca de 60% – são os temas que mais preocupam os brasileiros. É o que mostra pesquisa que o Conselho Federal de Medicina encomendou ao Datafolha a ser divulgada nesta segunda-feira 28, em Brasília. Também chamou atenção a relevância que a população dá ao combate à corrupção e ao desemprego. Os dois assuntos saltaram, de 4% e 8%, respectivamente em 2014 (ano da pesquisa anterior), para 14% (cada), em 2018.

Devagar

Os efeitos da greve dos caminhoneiros levarão vários dias para serem superados, mesmo depois que a paralisação terminar. Em alguns segmentos, como o transporte urbano,  alimentos e combustíveis o problema leve ate dez dias para ser solucionado.

Fameta oferece descontos

A Faculdade Meta (Fameta), buscando colaborar para que mais pessoas consigam iniciar um curso superior, vai oferecer para todos os ingressantes do processo seletivo 2018.2 descontos de 50% na primeira mensalidade. Os interessados em ganhar esse desconto devem se inscrever no vestibular agendado pelo site www.vestibularfameta.com.br e comparecer na instituição de segunda a sexta-feira entre 15h30 e 19h30 ou aos sábados, das 9h às 13h, para realizar sua prova de forma automatizada e inovadora. Em minutos o resultado está pronto e a matrícula poderá ser realizada no mesmo dia. Ou o candidato também poderá usar a nota do Enem para ingresso imediato.

 Arraial

Vem aí, o melhor e mais divertido arraial da advocacia acreana, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC). O V Arraial da OAB/AC, vai acontecer no dia 16 de junho, às 19h, na Faculdade Fameta.

Muitas brincadeiras, comidas típicas, música, quadrilhas, bingos, pescaria e diversão “pra mais de metro” te espera no V Arraial da OAB/AC, que este ano espera recorde de público. Você não pode ficar de fora desta grande festa.

Depois de fazer muito sucesso no Big Brother Brasil, a  acreana  Gleice Damassceno participou do novo clip de Gabi Amarantos. Em hit “Empoderado”, cantora faz ode à diversidade brasileira.

Um grande beijo para as amigas Mirla Miranda Wandeci Coelho, e Nadja Farias as aniversariantes desta semana.

A Procuradora Rosna Biancard ganhou os mimos na segunda feira pelo seu aniversario. Parabéns!

Fabiano Azevedo: