Para garantir o cumprimento do Código do Consumidor, Procon realiza fiscalização.
O Dia das Mães, comemorado no próximo domingo, 13, aumentou a expectativa do comércio em relação às boas vendas nesse período. E para fisgar o consumidor, os lojistas estão apostando em promoções, sorteios, mais facilidade no pagamento e em novas experiências de compra.
Em busca dessas facilidades, o universitário Mário Souza afirmou que há mais de uma semana está procurando o presente da mãe e da sogra. “Em tempos de crise, temos que valorizar cada um real de desconto. Além disso, não tem só o presente. Sempre fazemos um programa, tipo um almoço, por exemplo, e para isso precisa estar com grana”, explicou.
A Área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC projeta um crescimento entre 4,5% e 5% nas vendas em todo o país.
Enquanto isso, o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor no Acre (Procon/AC) realiza uma fiscalização até a próxima sexta-feira, 11, no comércio em geral com a finalidade de identificar irregularidades nos locais de venda de presentes.
O objetivo é evitar que o consumidor seja lesado de alguma maneira. Os alvos da fiscalização estão sendo lojas de cosméticos e roupas.
Uma das preocupações do órgão é observar o cumprimento da lei que ampara o consumidor em relação às condições de pagamento, principalmente na venda a crédito, além da informação do preço dos produtos e se há venda casada ou propaganda enganosa.
É importante observar que é obrigatória a existência de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor nos estabelecimentos.
Já o consumidor para se resguardar de qualquer dano deve exigir a nota fiscal e que se faça uma cópia do contrato. Segundo o órgão, esses documentos são necessários em caso de um possível problema quanto à compra de um produto. Além disso, é bom se certificar sobre a política de troca da empresa.