Falta apenas um dia para o fim do período de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio 2018 (Enem). O prazo termina nesta sexta-feira, 18, às 23h59 (horário de Brasília).
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), até o momento, mais de quatro milhões de pessoas se cadastraram para fazer a prova. A previsão é de que, até o fim do prazo, o total chegue a 7,5 milhões de participantes.
As inscrições são feitas exclusivamente pelo site https://enem.inep.gov.br. A taxa é de R$ 82 e poderá ser paga até o dia 23 deste mês. Mas, atenção. Os participantes que conseguiram a taxa de isenção também precisam se inscrever. Já os alunos que concluirão o ensino médio em 2018, e esqueceram de pedir a isenção, terão gratuidade automática ao se inscreverem.
“O estudante está vinculado a sua escola por causa do senso. Então, quando ele coloca o número da escola o sistema entende e confirma que ele foi estudante de escola pública durante 2018. Isso não vale para os treineiros, apenas para estudantes de terceiro ano”, explica a coordenadora estadual do Ensino Médio, Nayara Guedes.
Ao preencher o cadastro, o participante deverá informar o número de seu CPF e do documento de identidade. Também é obrigatório informar um endereço de e-mail único, além de um número de celular válido.
A coordenadora faz um alerta para quem deixa para se inscrever nas últimas horas do prazo. “É preciso que todas as informações sejam colocadas no site corretamente para que não haja erros. Além disso, deixar para última hora corre o risco de o site congestionar ou haver problemas tecnológicos e não dar tempo de se inscrever. Pode dar um engarrafamento virtual”.
Confirmação do pagamento
Quem não conseguiu isenção e precisa pagar a taxa de inscrição deve ficar atento aos prazos. Segundo o MEC, a confirmação do pagamento pode levar de três a cinco dias úteis.
Caso o pagamento não seja confirmado após esse período, a indicação é entrar em contato com o Ministério através do telefone 0800 616161 para descobrir o que aconteceu.
Novidades 2018
Os estudantes precisam ficar atentos às mudanças desta edição. Entre as novidades está a alteração no tempo da prova de ciências da natureza e matemática. Agora, o candidato terá mais 30 minutos para responder as questões. As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro. A duração será de 5h30 no primeiro e 5h no segundo dia.
Outra mudança é a escolha da língua estrangeira (inglês ou espanhol), que deve ser feita no momento da inscrição.
As provas acontecem nos dias 4 e 11 de novembro. Em 2017, mais de 54 mil estudantes participaram do exame no Acre, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).