Agentes penitenciários conseguiram impedir a fuga de 12 detentos no Presídio Francisco d’Oliveira Conde, em Rio Branco, na madrugada desta terça-feira, 15. Todos os presos são da cela 5, pavilhão D.
Segundo a diretoria do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC), os presos fizeram um buraco na cela e foram flagrados no solário, local reservado ao banho de sol no presídio.
Ainda de acordo com o Iapen, será instaurado um procedimento interno para apurar o caso. Os presos devem sofrer sanção disciplinar.
Essa é a segunda tentativa de fuga em menos de uma semana. Porém, na primeira, 11 presos conseguiram fugir da unidade prisional. Eles escalaram a muralha do presídio utilizando uma corda ‘tereza’ – feita com lençóis emendados. Os detentos conseguiriam escapar após fazerem um buraco no banheiro. O fato ocorreu no último domingo, 6.
Até o momento, apenas um dos fugitivos foi recapturado. O foragido Valdemir de Lima Silva foi encontrado na zona rural de Xapuri, na última sexta-feira, 11, após o Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) receber uma denúncia anônima.
Em menos de 10 meses, mais de 80 presos fugiram de unidades penitenciárias em quatro cidades acreanas. As fugas ocorreram nos presídios Francisco d’Oliveira Conde (Rio Branco), Moacir Prado (Tarauacá), Manoel Neri (Cruzeiro do Sul) e na 5ª Unidade Prisional (Feijó).