Como é de praxe, todo brasileiro deixa tudo para última hora e o acreano não é diferente. Prova disso, são as enormes filas que se formaram nesta terça-feira, 8, no Ginásio do Sesi, onde o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) está realizando atendimento das 8 às 17 horas, sem intervalo para o almoço. O serviço será encerrado nesta quarta-feira, 9.
Lá é possível solicitar os serviços de transferência de domicílio, emissão do primeiro título ou de regularização, caso tenham deixado de votar e justificar nas últimas eleições.
Vale ressaltar, que nesta quarta-feira, também o cadastro eleitoral fecha para as eleições. Após esse prazo nenhum dos serviços mencionados poderá ser requerido até a realização das Eleições de 2018.
Além disso, dia 9 de maio também é o último dia para os eleitores transexuais e travestis solicitem a inclusão do nome social no título de eleitor e atualizem a identidade de gênero no cadastro eleitoral.
É importante ressaltar que para o eleitor que necessita apenas da segunda via do título não é necessário o comparecimento aos pontos de atendimento dentro desse prazo. Esse serviço pode ser solicitado até o dia 27 de setembro e quem preferir poderá baixar no celular o aplicativo e-Título para a obtenção do título digital, que tem a mesma validade do documento impresso.
“A orientação do TRE é para que esses eleitores que necessitam apenas da segunda via compareçam ao cartório após o dia 9 de maio ou baixem o aplicativo e-Título para ter acesso ao título digital. Assim, evitarão filas”, destacou a corregedora regional eleitoral, juíza Olívia Ribeiro.
Na página do Tribunal na internet, cujo endereço é www.tre-ac.jus.br, também possui diversos serviços que dispensam o comparecimento do eleitor ao posto de atendimento, evitando filas. Certidão de quitação eleitoral e o endereço do local de votação, por exemplo, podem ser acessados no campo de Serviços ao Eleitor, na página principal do órgão.
Para ser atendido, o eleitor precisa comparecer portando um documento oficial com foto, comprovante de endereço recente e o título de eleitor, se tiver. Homens maiores de 18 anos que irão solicitar a primeira via do título deverão apresentar também o certificado de reservista. (Com informações, assessoria TRE/AC)