A escolha do novo reitorado da frente da Universidade Federal do Acre (Ufac) ocorre nesta terça-feira, 22, das 8h às 21h. os vencedores ficarão a frente do comando da instituição entre 2018 a 2022. A eleição vai acontecer em turno único, com voto paritário, mas não obrigatório, para docentes, técnico-administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação da instituição.
Na véspera do pleito, a Justiça Federal mandou que a Universidade a eleição para o cargo de vice-reitor da instituição. O pedido foi feito pela Associação dos Docentes da Ufac (Adufac) e a decisão é assinada pela juíza Franscielle Medeiros, da 1ª Vara de Rio Branco.
De acordo com o processo, o Colégio Especial Eleitoral da Ufac não podia ter autorizado a abertura de eleição para vice-reitor porque o cargo não estava vaga. A professora Guida Aquino (que era vice de Minoru Kinpara), candidata à reitoria, não renunciou e, mesmo assim, autorizou a abertura da eleição ao cargo.
Apesar disso, a decisão judicial cabe recurso e isso deverá acontecer. E a eleição está mantida para o cargo de reitor.
Os docentes e técnico-administrativos que se encontrarem fora de domicílio eleitoral, em gozo de férias, licença médica, atividades de capacitação e de qualificação em cursos de pós-graduação ou a serviço da instituição poderão votar por via postal, de forma secreta e lacrada. O voto deverá ser endereçado à comissão eleitoral e postado até dez dias antes da data da eleição.
Na história da Ufac, que começa com a fundação da Faculdade de Direito, em março de 1964, dez reitores passaram pela administração superior. A consulta à comunidade acadêmica, entretanto, só passa a ser instituída após o período de redemocratização do país.
O primeiro reitor eleito após votação foi o ex-professor do Departamento de Economia, Sansão Ribeiro de Sousa. Ele venceu uma eleição que contou com a inscrição de seis chapas e que terminou em segundo turno contra Joaquim Cruz.
Atualmente, a eleição para o reitorado acontece em turno único, com voto paritário, mas não obrigatório, para docentes, técnico-administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação da instituição. Como candidatos, podem participar apenas professores integrantes da carreira de magistério superior da Ufac, nas classes de professor titular e professor associado 4 ou portadores do título de doutor.