Desde março, a capital acreana conta com um novo conceito de lava-jato. Além do serviço de lavagem, o ‘3M Car Bar e Cuts’ possui um bar onde os clientes podem beber algo enquanto esperam o carro ficar pronto e uma barbearia. Isso mesmo. Tudo em um só lugar.
Quem costuma passar pela Rua Isaura Parente já deve ter observado o estabelecimento. Se você ainda não parou para conhecer, não imagina toda a estrutura que o local oferece. Além do bar e barbearia, o ambiente conta com uma confortável sala de espera, climatizada e com televisão.
Porém, engana-se quem acha que a espécie de “reduto masculino” foi pensada por um homem. A empresária Clara Tubair, de 33 anos, natural de Tobago, foi a responsável por criar cada cantinho do lava-jato.
Há cinco anos morando em Rio Branco, Clara decidiu ser dona do próprio negócio e enxergou potencial no espaço que já funcionava como lava-jato. “Eu passava e ficava olhando, já tinha uma ideia para esse local. Consegui o local e começamos a reformar, quando vi que tinha muito espaço e decidi colocar a barbearia e encaixar tudo de homem no mesmo lugar”.
A ideia inovadora não tinha como dar errado. A aceitação por parte dos clientes, sobretudo o público masculino, não podia ser melhor. “Estão gostando. Muitos ficam surpresos que temos uma barbearia porque no letreiro é tudo em inglês, então algumas pessoas não entendem. Já temos clientes fiéis. Temos clientes mulheres também que adoraram nossa sala de espera”.
Outra curiosidade são os valores cobrados pelas lavagens. Já que o ambiente é diferenciado, imagina-se que os preços sejam superiores ao cobrado por outros estabelecimentos. Mas, não. Clara pensou em atender diversos públicos, por isso, os valores são R$ 30 para lavagem simples e R$ 40 lavagem completa.
“Decidi colocar a barbearia e encaixar tudo de homem no mesmo lugar”
Veia empreendedora
A estrangeira que cresceu vendo sua mãe trabalhando com vendas não imaginava os rumos que sua vida iria tomar. Formada em contabilidade, ela nunca se imaginou gerindo um negócio, muito menos um lava-jato.
E por falar em lavagem de carro, Clara teve que aprender do zero como é o processo de limpeza. “Eu não sabia nada de lava-jato, não sabia nem por onde começar a lavar. Aprendi desde o uso dos produtos até a lavagem. No começo foi um pouco difícil para entender tudo, mas com o tempo deu uma melhorada”.
Com o sotaque carregado, a estrangeira conta que aos poucos foi “pegando o gosto” pelo trabalho. “Gostei muito do lugar, eu imaginava tudo”.
Hoje, a empresária emprega sete pessoas e planeja aumentar o leque de serviços. No bar, por exemplo, deve começar a vender petiscos “diferenciados” em breve. Ela também pensa em fazer happy hours, com música ao vivo, futuramente. Mais de oito tipos de cervejas são vendidos no local.
“Queremos trazer novidades! Com tempo e dependendo do público podemos aumentar. Estamos nos adaptando aos clientes.”
“Eu não sabia nada de lava-jato, não sabia nem por onde começar a lavar”
Conforto e qualidade
Apesar de estar a pouco mais de dois meses no mercado, Clara diz que o estabelecimento tem dado certo. Para ela, o grande diferencial começa no atendimento. “Com qualidade sempre dá certo. Para mim a qualidade é muito importante. Então, depois que terminam de lavar o carro eu dou uma olhada em tudo. Quando o carro chega também faço questão de tirar os bens do cliente e guardar comigo no escritório”.
Outra diferença dos demais lava-jatos é o horário de funcionamento de segunda a sábado, das 7h às 19h, e aos domingos das 7h às 12h.
“A lavagem demora uma hora, mas algumas pessoas ficam no bar e acabam demorando mais que isso. Percebemos também que aos domingos temos muita clientela, até me surpreendeu. Estamos pensando em aumentar o horário de atendimento nesses dias até as 16h ou 17h.”