Acreanos, se preparem! Uma poderosa onda de ar frio polar chega ao Brasil neste fim de semana e deve atingir o Acre no sábado, 19. Além do pesquisador meteorológico Davi Friale, outros sites especializados já confirmaram a chegada dessa massa de ar polar que deverá ser responsável pelo registro de recorde de frio em todo o país.
Segundo Friale, No Acre e em Rondônia, os ventos da friagem começam a soprar, com fortes rajadas, a partir da tarde de sábado, aumentando a intensidade no domingo.
A temperatura cai bruscamente no leste e sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia.
“Em toda esta área, as mínimas, no próximo domingo e segunda-feira, deverão ficar abaixo de 17°C, sendo que, em algumas cidades, podem atingir valores inferiores a 12°C. Porém, devido aos ventos intensos que estarão soprando, a sensação térmica será muito inferior”, detalhou o pesquisador.
De acordo com o portal Climatempo, a massa polar que vem por aí deve ocasionar recorde de frio generalizado sobre o Brasil. Entre os dias 19 e 23 de maio, a passagem desta massa de ar de origem polar deve estabelecer novos recordes de frio para todas as capitais da Região Sul, Sudeste, Centro-Oeste, além de Porto Velho e de Rio Branco.
A madrugada do sábado, dia 19, já será muito fria e com possibilidade de recordes de menor temperatura do ano em capitais como Porto Alegre, em Campo Grande e em Cuiabá. Mas as madrugadas do domingo, da segunda e da terça-feira, serão geladas no Sul do Brasil, em Mato Grosso do Sul e em São Paulo, e muito frias nas demais áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas.
Os recordes de frio nas capitais poderão ser batidos mais de uma vez durante a passagem desta massa de ar polar.