Após muita reclamação por parte dos brasileiros e até mesmo uma greve dos caminhoneiros em vigor, a Petrobrás anunciou que a partir desta quarta-feira, 23, a gasolina e o óleo diesel ficarão mais baratos nas refinarias de todo o país.
A redução será a primeira após cinco dias de altas consecutivas. Em maio, já foram anunciadas 10 altas e 5 quedas no preço do litro do diesel. No caso da gasolina, foram 12 altas, 2 quedas e uma estabilidade. A redução desta vez deve ser de 2,08% na gasolina e de 1,54% no diesel.
Os sucessivos aumentos ocorrem devido a política de preços para os combustíveis da Petrobras adota desde o ano passado, que altera quase diariamente o preço médio nas refinarias. A última alta ocorreu na terça-feira, 22.
O Acre tem o combustível mais caro do país. Em Rio Branco o litro da gasolina aditivada está no valor de R$ 5,15.
A situação foi motivo para um discurso do senador acreano Jorge Viana no Senado Federal. Em sua fala, ele ressaltou que há tempos tem denunciado o governo federal pelos constantes aumentos da gasolina, óleo diesel e especialmente o gás de cozinha.
Situação em que provoca um efeito cascata, já que as pessoas estão viajando menos, consumindo menos, gastando suas economias por conta da política econômica do governo Temer.
“E no nosso Acre a situação é crítica: a gasolina mais cara do Brasil, o gás de cozinha custando mais de 120 reais no interior e o absurdo de até 250 reais nos altos rios. Muitos estão voltando para a lenha e para o carvão. Apresentei requerimentos pedindo explicações e convocando autoridades do governo para tratar dessa gravíssima situação”, detalhou o senador.