A penetração de uma intensa onda de frio polar deixou o tempo ensolarado, com noite fria, no Acre desde o final de semana. Na segunda, 21, ocorreu o registro da menor temperatura do ano na Capital do estado. De acordo com o pesquisador meteorológico, Davi Friale, a menor temperatura registrada, em Rio Branco, foi 16,0ºC, às 4h e a maior, 26,9ºC, às 15h.
“Os ventos, no Acre, sopraram ininterruptamente, entre fracos e moderados, da direção sudeste, devido à penetração de ar polar. A menor umidade do ar foi 51%, registrada em Cruzeiro do Sul. A menor temperatura registrada no Acre ocorreu em Brasiléia e Epitaciolândia, com 14,2ºC, e a maior, em Cruzeiro do Sul, com 30,1ºC”, detalhou o pesquisador.
Nesta quarta-feira, 23, uma nova massa de ar polar chega ao Acre com ventos intensos da direção sudeste, trazendo mais ar seco à região. Assim, as temperaturas, durante a noite, vão continuar abaixo da média em Rio Branco, Brasileia, Vilhena, Guajará-Mirim e proximidades, até o amanhecer do próximo sábado, 26, prevê Friale.
“O tempo vai continuar bom, seco e ventilado durante esta semana, sem possibilidade de chuvas. Entretanto, nesta quarta-feira, devido à chegada de mais uma frente fria, o céu, em algumas áreas, poderá ficar com muitas nuvens, e até garoar muito fraco.
A frente fria desta quarta-feira chega ao leste e ao sul do Acre, logo nas primeiras, mas sem causar impacto, pois a região já se encontra sob domínio de uma poderosa massa de ar polar que começou a penetrar no último sábado”, completou ele.