A 10ª Semana do Microempreendedor Individual (MEI) começou e trouxe novidades. Nesta edição, além de orientar quem deseja começar o próprio negócio ou sair da informalidade, o evento vai abordar temas importantes para quem já é microempreendedor.
Segundo o gerente de Atendimento e Relacionamento do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, após pesquisa foram identificadas as principais dúvidas e dificuldades enfrentadas pelo microempreendedor: marketing e controle de finanças.
“Essas são as nossas duas prioridades durante a semana do MEI. Trabalhar ações informativas de qualificação, com palestras, sensibilização, oficinas, para que eles possam melhorar esses dois pontos. Essa é uma inovação: oferecer uma solução de acordo com a necessidade do público-alvo”.
Outra novidade é que, pela primeira vez, a programação alcançará todos os municípios acreanos. Além disso, haverá atendimento em cinco bairros de Rio Branco. São eles: Baixada da Sobral, Calafate, Cidade do Povo, Tancredo Neves e Xavier Maia.
“No Acre, temos 14 mil MEI’s. Só na Capital, temos 8 mil microempreendedores, ou seja, mais da metade. Então, além dos pontos tradicionais de atendimentos, nós também fomos para os bairros de maior densidade empresarial com esse perfil”.
A expectativa da organização é de atender cerca de 10 mil empreendedores em todo o Estado. “Queremos atender também aquela pessoa que é um empreendedor e vai tirar seu CNPJ através do MEI, ou aquela pessoa que está iniciando o negócio e pode ser MEI. Esse é um trabalho que o Sebrae vem desenvolvendo ao longo dos anos, que é o de dar cidadania empresarial para o pequeno empreendedor”.
Para a diretora técnica Sídia Gomes, o diferencial desse ano é a aproximação do Sebrae com o Microempreendedor Individual. “Essa semana será intensiva para o atendimento. O MEI terá informações sobre novas experiências. Por isso, precisamos nos dedicar a ele de uma forma especial”.
A programação vai até sexta-feira, 19, e inclui estímulos na área de gestão, com cerca de 42 oficinas, 90 palestras, orientações para o preenchimento da declaração anual e dúvidas em geral.
Nas palestras serão abordados diversos temas, como: Inovação e Mercado, Acesso a Crédito, Motivacional, Manipulação de Boas Práticas em Alimentos, Relações Humanas no Trabalho, Atendimento ao Cliente, Como se Formalizar como MEI, Direito Previdenciário entre outros.
O que é MEI?
O Microempreendedor Individual (MEI) é uma forma jurídica voltada para autônomos que desejam se formalizar e ganhar vantagens, como a possibilidade de emissão de notas fiscais, maior acesso a crédito e empréstimos bancários, isenção de impostos federais e acesso a auxílio maternidade, doença, aposentaria e outros.