Superação! Essa é a palavra chave para quem deseja derrotar os próprios limites. Limites que não existem para três jovens atletas Paralímpicos, estudantes de educação física da União Educacional do Norte (Uninorte).
Entre os dias 9 e 12 de maio, os acadêmicos Lucas da Silva Macedo, Receba Campos de Oliveira e Afonso Dias Nemetala disputaram os Jogos Paralímpicos Universitários 2018, realizado em São Paulo/SP, nas modalidades Atletismo, Natação e Bocha, respectivamente.
Os estudantes que representaram com muita bravura a Uninorte foram premiados com medalhas em suas modalidades. Rebeca Campos de Oliveira ganhou duas medalhas de ouro e uma de prata na Natação (50m nado livre, 200m nado peito e 100m nado borboleta); Afonso Dias Nemetala foi bronze na Bocha; e Lucas da Silva Macedo também garantiu três medalhas de bronze no Atletismo (100m, 200m e salto em distância).
Esta foi a segunda participação da Uninorte nos Jogos Paralímpicos Universitários. Em 2017, a instituição levou dois estudantes para competir, Rebeca e Afonso. Segundo o coordenador do curso de educação física, Antônio Clodoaldo, a intenção é estimular e treinar mais jovens atletas para participarem da competição em 2019.
“Tivemos um avanço muito grande este ano com medalha em três modalidades, sete no total. O mais interessante nos Jogos de 2018 foi nosso atleta Afonso que ficou em 3º lugar na Bocha, resultado muito bom tendo em vista que o nível estava bem alto. Ele ficou muito feliz e nós também. Dessa forma, entendemos que a Uninorte teve uma excelente participação. Acreditamos que em 2019 teremos uma participação ainda maior. Queremos levar mais acadêmicos. A ideia não é só ganhar medalha e representar a Uninorte, mas ter a inclusão dessas pessoas através do esporte.” Afirmou Clodoaldo.
A estudante Rebeca Campos de Oliveira, além de participar dos Jogos Paralímpicos 2018, tem vaga garantida para disputar os Jogos Parapan 2018 (competição internacional), na modalidade Natação, a ser realizado em junho na cidade de São Paulo/SP, graças ao excelente desempenho nos Jogos Paralímpicos Universitários de 2017.
A Uninorte parabeniza os acadêmicos e professores que contribuíram com o treino e desempenho de cada um dos alunos que todos os dias superam desafios.
Sobre os Jogos Paralímpicos Universitários
Os Jogos Paralímpicos Universitários 2018 têm o objetivo de estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do país.