X

Assembleia Legislativa realiza sessão solene em alusão ao Dia do Contabilista

 

Atendendo a um requerimento do deputado estadual Raimundinho da Saúde (Podemos), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na quinta-feira, 3, uma sessão solene em alusão ao Dia do Contabilista celebrado oficialmente em 25 de abril.

Ao parabenizar a categoria, o parlamentar destacou a importância dos profissionais. “É uma pena que a importância desse profissional não seja tão divulgada. São eles que tocam as grandes secretarias do Estado, as grandes e as pequenas. São esses profissionais que fazem a máquina do Estado funcionar e por isso essa classe merece ser mais valorizada”, disse.

O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado (Sescap/AC), Cilfarney Rodrigues, falou dos gargalos enfrentados pelos profissionais. Ele disse que uma das bandeiras de luta do sindicato é a simplificação dos serviços.

“Entendemos que as empresas de contabilidade necessitam de um ambiente onde possam exercer suas atividades de maneira mais célere, porque hoje o que mais trava é a burocracia. A simplificação dos serviços que precisa ser feita, essa é uma das bandeiras de luta do sindicato. Não podemos continuar apoiando o manicômio tributário que atualmente emperra o andamento das empresas”, disse.

O presidente em exercício do Conselho Regional Contabilidade, Maurício Prado, por sua vez, pontuou sobre a valorização da profissão contábil na proteção dos bens públicos e privados. “É necessário que se tenha a consciência da importância dessa profissão para um país. Sem contador não há arrecadação, nem controle das contas públicas ou privadas”, destacou.

Por fim, o presidente da Associação de Contadores do Acre, Matheus Nascimento, reforçou acerca da valorização profissional e a união dentro da categoria. “Temos aproximadamente 1.294 profissionais inscritos no Estado. Estamos fazendo um trabalho de mudança cultural no que concerne aos contadores unidos. Esse grupo foi criado com o intuito de aproximar a classe contábil de todos os seus profissionais. Obtivemos muito êxito com isso, principalmente no atendimento aos profissionais em órgãos públicos. Temos um papel social, e este está diretamente relacionado à melhoria do nosso Estado e do patrimônio público e privado” afirmou.

 

A Gazeta do Acre: