Em uma manhã de festa na Cidade do Povo, o governador Tião Viana entregou o Centro de Educação Profissional e Tecnológica em Serviços Campos Pereira, a maior escola profissionalizante do Acre, num investimento de R$ 11 milhões.
Com um espaço de mais de 6.500 metros quadrados, a robusta estrutura criada pelo governo do Estado apresenta 25 salas de aula, 12 laboratórios de pesquisa, telecentro, biblioteca, refeitório, auditório para 200 lugares e 150 vagas para estacionamento.
“É uma obra gigante onde nós estamos abrindo um acesso à educação e ao conhecimento profissionalizante. É um processo de oferecer profissionais para o mercado de trabalho com qualidade, melhorar a renda desses jovens e suas famílias batalhadoras. Serão mais de 80 cursos profissionalizantes só nesta escola, que vai acolher até dois mil jovens ao mesmo tempo. Esse é o nosso esforço de superar a crise”, disse o governador Tião Viana.
Profissionalizar é o futuro – Só na gestão de Tião Viana, mais de 70 mil jovens fizeram alguma formação na educação profissional principalmente através das parcerias criadas pela ex-presidente Dilma Rousseff junto ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Com programas como o MedioTec, que une a formação do aluno no Ensino Médio com uma formação profissional, o governo possui ainda sete mil alunos em cursos profissionalizantes que serão formados até junho.
Ligada ao Instituto Dom Moacyr (IDM), o Centro Campos Pereira trabalhará numa parceria entre sete instituições junto ao governo do Estado, entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Prefeitura de Rio Branco, a Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça.
“Hoje, essa é a maior obra da Cidade do Povo, seu cartão postal. Estamos agora com sete turmas de cursos técnicos aqui e mais oito cursos de curta duração, então é a expansão da educação profissional dentro da Cidade do Povo, atendendo essa comunidade e adjacências”, destacou a presidente do IDM, Rita Paro.
Inclusão digital avança – Por meio de uma emenda do então senador Aníbal Diniz, com parceria entre o governo e a prefeitura de Rio Branco, a Cidade do Povo também ganhou uma expansão da sua Rede de Fibra Óptica. Com isso, o serviço de internet de alta velocidade será disponibilizado nos setores públicos na região como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Instituto Dom Moacyr, o telecentro e a futura Escola de Gastronomia.
A secretária de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), Renata Souza, explica que, com o telecentro e a nova rede, os serviços de inclusão digital vão avançar na Cidade do Povo. Só nesta gestão, mais de nove mil pessoas foram capacitadas em cursos de telecentros, número que só tende a crescer.
“Aqui dentro do Centro Campos Pereira estamos entregando também um telecentro que vai trazer avanços no nosso projeto de inclusão digital. Estamos também entregando a fibra óptica, que vai viabilizar um acesso mais rápido no sistema das instituições aqui na Cidade do Povo”, destaca a secretária.
Parceiros pelo projeto – Com a ocupação de uma parte do Centro Campos Pereira pelo Tribunal de Justiça do Acre, a presidente Denise Bonfim, fez questão de prestigiar a inauguração do novo espaço. “É o governo apoiando o TJ e as instituições e trabalhando para dar uma qualidade e serviços para a população, principalmente aqui na Cidade do Povo.”
O deputado federal Leo de Brito completa: “O programa Cidade do Povo é uma referência nacional. Não tem nada igual em termos de habitação. E a gente vê a juventude sendo contemplada com um novo Centro, gerando mais oportunidades. Fico feliz de contribuir com esse trabalho por meio de emendas parlamentares que têm oportunizado milhares de jovens aqui no Acre”.
A Cidade do Povo – É o maior projeto habitacional da gestão de Tião Viana. São 3.348 habitações entregues só no local, que fazem parte do programa federal Minha Casa, Minha Vida, todas a custo zero para famílias moradoras de áreas de risco em Rio Branco. O investimento chega a R$ 350 milhões até o momento.
O projeto habitacional abriga aproximadamente de 15 mil pessoas e surgiu com o propósito de ser um bairro funcional pleno de serviços públicos para os moradores.
A comunidade tem à disposição diversos aparelhos públicos, como duas escolas de ensino fundamental e uma de ensino médio, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), duas creches, uma Unidade Básica de Saúde, um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), doze praças poliesportivas, mercado público, três postos policiais e um abrigo para as viaturas.
Novas edificações estão sendo construídas na Cidade do Povo, como a Escola de Gastronomia, outra escola de ensino regular e a delegacia.