X

Dez Patrimónios Mundiais que tem que visitar

O nosso planeta é recheado de locais que são de tirar o folêgo com sua beleza, seja ela através da mão humana ou simplesmente formações naturais. Por isso mesmo, a UNESCO, todos os anos seleciona alguns locais novos, devido a novas descobertas, contextos e até a novos conhecimento de determinados locais, para serem considerados Património Mundial.

O Património Mundial são locais que devido ao seu valor histórico e cultural e sua importância para a humanidade em determinado momento, são reconhecidos e protegidos pelo valor que têm e o que representam para toda a humanidade. O dia 18 de Abril é o dia do Património Mundial e foi criado para celebrar e realçar todos esses locais a fim dos preservar e mostrar o que a beleza desses locais para todos poderem contemplar. Todos eles são locais fantásticos e temos vários exemplos de locais grandiosos e com uma beleza indiscritível como as Pirâmides do Egito, a Muralha da China, a cidade de Petra, Taj Mahal, Grand Canyon, Montanhas Rochosas (Canadá), a grande barreira de Coral (Austrália), etc. Ponto comum em todos eles é que todos valem muito a visita e merecem ser visitados uma vez na vida, mas como todos os anos novos locais são considerados, ficamos com alguns menos conhecidos:

– Lake District, Reino Unido: Um local em que o trabalho do ser humano e da natureza se unem de forma harmoniosa onde as montanhas se refletem em alguns dos maiores lagos da Europa. Um local que parece inexplorado mas com atividades, turismo e pequenas cidades muito acolhedoras como Windermere, por exemplo, que fazem as delícias dos visitantes.

– Parque Nacional Los Alerces, Argentina: Glaciares moldaram toda esta região que é praticamente toda coberta por floresta de pinheiros sobre montanhas rochosas a perder de vista, na base dos Andes e muito próximo da fronteira com o Chile. Um parque muito vasto com paisagens únicas e muita vida selvagem.

– Salzkammergut, Áustria: Montanhas íngremes com muitas cavernas, vegetação, lagos e cidades ídilicas com casas de madeira ideiais para relaxar e desfrutar da natureza. A cidade de Hallstatt é o cartão postal da região.

– Ilulissat Icefjord, Gronelândia: Um dos glaciares mais ativos e rápidos do mundo (desloca-se cerca de 19 metros por dia) e que já é estudado há mais de 250 anos. Fundamental para perceber o impacto das alterações climatéricas, bem como, o comportamento de um glaciar numa das regiões mais inóspitas do planeta.

Parque Nacional do Iguaçu, Brasil, Paraguai e Argentina: Como se incluir a fronteira de três países num parque cheio de vegetação quase intocada não fosse suficiente ainda podemos contar com as cataratas para oferecer uma dimensão verdadeiramente fantástica a esse parque alvo de várias histórias e mistérios mas, fundamental, não apenas em termos históricos mas também políticos.

– Área de conservação do Pantanal, Brasil: Um dos maiores ecossistemas de água doce em zonas húmidas do mundo. A abundância e diversidade da vegetação e vida animal são espetaculares e únicas.

– Stonehenge, Reino Unido: Além da beleza e de todo o mistério desse monumento neolítico, o fato de ser estudado durante séculos e ainda hoje não se saber como foi feito, como as pedras foram levadas para aquele local, como foram arranjadas, por quem e, sobretudo, qual a sua finalidade é motivo mais que suficiente para entrar nessa lista.

– Parque Nacional Khangchendzonga, Índia: Pertence à cordilheira dos Himalaias e apesar de ter o 3º pico mais alto do mundo não tem tanta fama como o monte Evereste, nem tanto turismo. Além disso, o parque conta com geiseres, vales, muita vida selvagem e vistas de cortar a respiração.

– Nan Madol, Micronésia: Um conjunto de 99 ilhas de coral está em risco de extinção devido à subida do nível das águas mas conta com locais verdadeiramente paradisíacos e com uma fauna e flora verdadeiramente únicos.

– Ahwar, Iraque: No delta entre os rios Tigris e Eufrates, conta com 3 locais arqueológicos cheios de muita história vital para a humanidade. Local onde a cultura sumeriana e a humanidade surgiram.

Podíamos incluir muitos mais e diversos países dado que a lista é muito vasta e, como referimos, todos os anos a UNESCO procura novos candidatos. Mas esses são apenas alguns e não tão conhecidos que fazem parte desse nosso fantástico planeta. Visitar todos é, sem dúvida, um desafio mas, seria, com certeza, uma experiência de vida fantástica.

 

Categories: Geral NOTÍCIAS
A Gazeta do Acre: