X

No Dia do Trabalhador, governo do Acre valoriza servidores e comemora cerca de 11 mil contratações

 

Acordar cedo, tomar café e em muitos casos levar os filhos à escola, para então dar início a mais um dia de trabalho. Essa é a rotina diária de muitos trabalhadores brasileiros que desempenham diversas funções nos setores públicos e privados. E com respeito a essas pessoas, o primeiro dia de maio ficou instituído como o Dia do Trabalhador no Brasil e em diversos países do mundo.

Nesta data simbólica, o governo do Acre lembra a importância e a valorização do servidor público no desempenho das suas funções, pois são eles que fazem com que a máquina pública continue girando, ofertando serviços à população em diversos segmentos.

“O servidor público detém um sentido muito valioso de trabalhar e ao mesmo tempo de servir, atender, cuidar e proteger. É uma profissão importante e essencial para a vida e para as futuras gerações”, enfatiza a secretária da Gestão Administrativa, Sawana Carvalho, secretária de Estado da Gestão Administrativa.

Sawana diz ainda que essa data é uma conquista de todos os trabalhadores, que na década de 80 fizeram uma manifestação nas ruas da cidade de Chicago (Estados Unidos), reivindicando a redução da carga horária de trabalho, de 13 para oito horas diárias, em protestos que ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

A secretária comenta que é o trabalho que faz com que o indivíduo demonstre ações, iniciativas, desenvolva habilidades, aprenda a fazer algo com um objetivo definido, desde a época do trabalho escolar no colégio, e com isso, o ser humano começa a conquistar seu próprio espaço, respeito e consideração dos demais.

Governo celebra com contratações, valorização e salários em dia

Apesar da forte crise econômica em todo Brasil, durante toda a gestão do governador Tião Viana, o governo do Estado contratou de 2011 até agora cerca de 11 mil novos servidores, por meio de concursos públicos para efetivos e processos seletivos simplificados.

A professora do ensino médio Márcia Almeida comenta que trabalha lecionando há dois anos e essa é sua principal fonte de renda. “Eu me orgulho de ser professora. Todos os dias, ao entrar na sala de aula, sinto-me responsável por meus alunos, e essa sensação de saber que estou contribuindo para a formação dessas pessoas é que me faz vir trabalhar todos os disse”, declarou.

A gestão de pessoas do Estado apresenta ainda um histórico progressivo durante o governo de Tião Viana. Diversas categorias de servidores públicos obtiveram melhorias, com a evolução da folha de pagamento, a reestruturação dos quadros funcionais, reajustes salariais, pagamentos de prêmios de valorização, gratificações e outros benefícios. Tudo isso mantendo os salários em dia, um desafio que muitos estados do Brasil não têm conseguido cumprir.

No ano passado, o governador Tião Viana encaminhou à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) 15 projetos de lei que concedem benefícios e reajustes aos servidores públicos acreanos da Educação, Saúde, Segurança, Administração e outras categorias.

Como exemplo, só em 2017, o governo concedeu reajustes para a área da Educação de 19,48% aos docentes e de 23,75% aos demais trabalhadores do setor, consolidando o que já se entendia por ideal pelos demais sindicatos da categoria. No total, entre todas as categorias beneficiadas, a sanção governamental autorizou em fevereiro do ano passado reajustes salariais a mais de 24 mil servidores públicos estaduais, com mudanças no PCCR e tabelas de remuneração, principalmente de acordo com suas classes.

 

A Gazeta do Acre: