O governador Tião Viana e a vice Nazareth Araújo, ambos do PT, reuniram-se na quarta-feira, 23, com o ministro da Justiça, Raul Jungmann, em Brasília. Na ocasião, o Chefe de Estado solicitou mais investimentos na área de Segurança Pública.
Em sua página no facebook, Viana registrou comentou sobre a reunião. “Audiência com o Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, solicitando mais equipamentos devidos pelo governo Federal para o combate ao crime e ao narcotráfico. Luta pela segurança!”, escreveu.
Tião tem defendido a união de instituições no combate a criminalidade, especialmente, nas áreas de fronteira.
Em recente reunião com a equipe técnica do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o governador expressou sua preocupação com a omissão do governo federal em ações de controle do narcotráfico nas fronteiras, principalmente nos rios amazônicos, no limite dos territórios do Brasil com o Peru e a Bolívia.
Na ocasião, ele afirmou que a disputa entre as organizações criminosas é um dos principais fatores de violência no estado, e tem feito crescer de forma acelerada a população carcerária. O Acre saiu de 400 presos por ano, para 700 em 2017. Este ano, apenas em uma semana, foram presas 128 pessoas, todas por envolvimento com o tráfico de drogas.