X

Relacionamento só vale com amor

Olá, tudo bem?

Quinzenalmente, através do Jornal A GAZETA, nós nos relacionamos. Essa é uma forma de falar, conversar com cada um dos leitores e, desde já, eu agradeço por este relacionamento que nos mantém próximos. Saiba que amo esta nossa relação e tudo que faço e escrevo é com muito amor, pensando na melhor forma de contribuir positivamente para a sua vida.
Sabe, todos os dias precisamos nos relacionar com pessoas, quer dentro de casa, na vizinhança, no trabalho, na escola, ou em outra instituição a qual venha fazer parte.
O mundo é construído através de RELACIONAMENTOS.
Um estudo realizado pela Universidade de Harvard “concluiu que poucos e bons relacionamentos, mais do que conexões, fama e dinheiro, são os fatores que mais contribuem para a saúde e para uma vida boa. A pesquisa durou 75 anos e começou com 724 homens de dois grupos: de estudantes da universidade e outros moradores de bairros mais humildes da cidade de Boston. As pessoas que se sentiam mais satisfeitas com as suas relações, aos 50 anos, foram as mais felizes aos 80 anos”.
A pesquisa confirmou que a satisfação nos relacionamentos contribui para a saúde em todos os seus aspectos.
Daí eu pergunto a você: Como andam os seus relacionamentos? Como os têm construído? Eles têm trazido satisfação? Deixam-te realmente feliz? Torna feliz aqueles que estão perto de você?
Sendo os relacionamentos uma questão de vida e bem estar, convido você a, neste momento, dar uma paradinha, direcionar o seu olhar para o seu mundo interior, ultrapassar todas as barreiras de impedimento e olhar honestamente no espelho de sua alma a forma que você tem se relacionado no mundo.
Posso te auxiliar nesse processo?
Pois bem, o que acha de começar pela maneira que tem se relacionado com você mesmo?
Você se ama, cuida, protege e dá atenção às suas necessidades?
Este é o primeiro relacionamento, você com você mesmo. E para ser positivo, precisa existir amor, ou seja, você precisa SE AMAR. Sem amor nada vale, nada somos.
Existe uma música, baseada em um texto bíblico de primeiro Coríntios 13, de Renato Russo, que diz: “Ainda que eu falasse a língua dos homens, e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria…”
E este amor começa em nós e por nós. Quando eu me amo, busco o melhor de mim, irei procurar me proteger, cuidando e dando a mim, a atenção merecida, buscando uma melhor qualidade de vida em sentido amplo: mente, corpo e espírito. E este amor transcende, facilita o nosso convívio, os nossos relacionamentos, pois em tudo o amor estará presente em nossa forma de falar, tratar, compreender e respeitar o outro. Onde existe amor, tudo se transforma, tudo se torna mais fácil mesmo diante da maior dificuldade. Faz com que aquilo que parecia impossível, se torne possível. Quem ama, quer o bem independente dos interesses pessoais. Quem ama confia, é leal e fiel, cuida e protege. Isto é amor, isto significa relacionamento saudável que nos dá prazer e bem-estar.
Relacionar-se consigo mesmo é uma questão de Inteligência Emocional, afinal, as emoções interferem diretamente na forma que a pessoa se relaciona consigo mesma e com os outros. Quando algo dentro de nós não está bem, irá fluir, contaminar quem estiver à nossa volta. Por exemplo, caso você não esteja bem dentro de sua casa, possivelmente, levará este mal-estar para o trabalho e seus colegas causando transtornos, inclusive improdutividade.
Então, como você tem percebido a sua ‘forma’ de se relacionar, quais têm sido as suas atitudes e comportamentos? É egoísta, não se preocupa se está ou não prejudicando o outro com mentiras, calúnias, palavras agressivas que humilham e ferem a alma com gestos e olhar de desprezo?
Olhar no espelho da sua alma irá possibilitar o desenvolvimento da inteligência emocional, verá de forma realista as suas emoções atuando, reagindo aos estímulos e estimulando.
Portando, analise onde suas emoções têm sido negativas, onde elas agridem, magoam, ofendem, provocam e até mesmo difamam. Pode mudar? Isso dependerá unicamente de você, mas não espere receber algo diferente em troca.
Afinal, certa vez alguém disse: “A vida é um eco. Se você não está gostando do que está recebendo, observe o que está emitindo”.
Então, o que você está emitindo?
Olha só, relacionamento só vale se existir amor. Somente assim trará satisfação em sua vida pessoal, amorosa, nas amizades e profissional. Diante desta observação, como tem sido a sua contribuição?
Às vezes, queremos que as pessoas confiem em nós, quando nós mesmos não mostramos que somos dignos de confiança.
Queremos que o outro cumpra a sua palavra, quando nós mesmos deixamos de cumprir a nossa.
Outras vezes queremos que o outro admita e assuma seus erros quando nós mesmos não admitimos os nossos. Exigimos que nos ouçam e temos grande dificuldade de parar para ouvir.
Reclamamos pela falta de carinho e ao mesmo tempo não damos, temos dificuldade em demonstrar sentimentos.
Espera fidelidade e não é fiel.
Quer ser valorizado respeitado e não valoriza e nem respeita.
Será que não está na hora de assumir a sua parcela de culpa e confrontar-se?
Lembre-se, a vida é feita de relacionamentos!
Todos os dias precisamos conviver com pessoas, dentro de casa, na rua, no trabalho, no clube, nas associações, instituições, aonde quer que formos, lá estarão pessoas. Esteja disposto a contribuir positivamente nestes relacionamentos, respeitando as personalidades diversas, as atitudes, opiniões, crenças e tudo que constituir o mundo do outro, pois você também quer ser tratado assim, não é verdade?
Então, “trate o outro como deseja ser tratado”. Isso é amor!
Invista em suas relações de forma positiva, assim, estará contribuindo para a sua saúde e felicidade, afinal, relacionamentos é uma questão de vida e só vale se existir amor.

Um grande abraço!
Fica com Deus.

Fabiano Azevedo: