Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Workshop

Workshop

A Universidade Federal do Acre  realiza, nesta quinta e sexta-feira, o 2º Workshop do Laboratório de Microbiologia, no auditório do Bloco dos Mestrados, no campus-sede, em Rio Branco. Com o tema “Diversidade e Aplicação Biotecnológica de Microrganismos”, o evento pretende divulgar pesquisas relacionadas à microbiologia desenvolvidas na área médica e de prospecção de microrganismos no Estado do Acre.

Diagnóstico preciso

Diagnóstico preciso da zika é um grande desafio no Brasil. O consórcio mundial (ZIKAlliance) para controle e prevenção da doença acaba de divulgar pesquisa inédita sobre a capacidade de laboratórios darem diagnósticos precisos do mal. O baixo índice aqui não ficou longe de outros 50 laboratórios de 31 países: 33%. Os 27 pesquisadores de 18 instituições, do Brasil e do exterior, consideram vital a obtenção de taxas melhores: falsos positivos têm conseqüências dramáticas. Houve alta de 90% de aborto ilegal na América Latina, na epidemia de dois anos atrás.

 

Confisco

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decide  se a Justiça pode determinar o bloqueio de documentos como passaporte e carteira de motorista para pressionar réus inadimplentes a regularizar seus débitos.  O tema é polêmico e divide magistrados. Dois ministros da corte já autorizaram medidas do tipo.

 

Voto LGBTI

Segundo levantamento da Aliança LGBTI, 106 pessoas que se declaram lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais afirmam estar dispostas a concorrer nas eleições deste ano. Entre elas há uma pré-candidata a um governo estadual: Sara Azevedo (PSOL), que se declara lésbica, em Minas Gerais. Há cinco pessoas que tentarão uma vaga no Senado, 36 na Câmara dos Deputados, 57 em assembleias estaduais e sete na Câmara Legislativa do Distrito Federal. 

 

Violência

A violência letal intencional no Brasil cresce contra negros (pretos e pardos) e regride contra não negros (brancos, amarelos e indígenas), segundo revelam os dados do Atlas da Violência 2018, que traz dados do Ministério da Saúde. Entre 2006 e 2016, último ano com dados disponíveis para o levantamento, a taxa de homicídios de indivíduos não negros diminuiu 6,8%. No mesmo período, a taxa entre a população negra saltou 23,1% e foi a maior registrada desde 2004.

 

O preço da greve

Subsidiar o preço do diesel, da gasolina e do gás de cozinha para evitar que os reajustes da Petrobras sejam repassados totalmente à população custaria 30 bilhões de reais ao Tesouro Nacional até o fim do ano.  Esse é um desejo de parte do governo, que teme que a insatisfação popular com a alta dos combustíveis não acabe mesmo com o desconto no preço do diesel, que atendeu à reivindicação dos caminhoneiros.

 

Bêbados no trânsito

O número de adultos que dirige após ingestão de bebida alcoólica aumentou 16% em todo o país entre 2011 e 2017. Aqueles entre 25 e 34 anos (10,8%) e com maior escolaridade (11,2%) são os que mais bebem antes de pegar o carro, diz levantamento do Ministério da Saúde. No geral, 6,7% da população adulta no Brasil admite a prática. Os dados são da pesquisa Vigitel (Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas) realizada pelo Ministério da Saúde em 27 capitais.

Médico Armando Salvatierra ganhou ontem os mimos da família e dos amigos pelo seu aniversário. Parabéns!

Meu amigo Claudio Andrade  comemorando  aniversário ao lado da esposa Maria Santana.

Minha querida amiga Socorro Jorge é a grande aniversariante do domingo e deve receber o carinho de sua legião de amigos. Um super beijo pra você!

Dia de parabenizar hoje também a linda Natalia Calderon pelo seu aniversário. Na foto com o pai, o médico Carlos Calderon.

Sair da versão mobile