A educadora e psicóloga Martha Lovisaro, criadora do curso de Psicomotricidade Heurística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ministrará a palestra “A importância do brincar na infância na constituição da personalidade da criança e no processo de aprendizagem” na próxima segunda-feira, 11, às 19h, no Teatrão.
Martha Lovisaro explica que a psicomotricidade é a ciência que estuda o homem em movimento e sua relação com o seu mundo externo e interno.
“Isso quer dizer que há um cuidado com a atenção e a consciência sobre o gesto, sobre a ação corporal, o que a torna uma ajuda importante no equilíbrio psicofísico da criança ao idoso”.
O objetivo do evento é mostrar para profissionais da educação e famílias o valor do brincar na infância, como uma atividade séria é capaz de prevenir e tratar desordens do desenvolvimento e da aprendizagem.
“Ao abordar o valor das brincadeiras, estamos a abordar o agir espontâneo de corpo inteiro: corpo, mente e espírito. Ao vermos o corpo pelo viés dessa globalidade, atingimos sua subjetividade, o que nos leva ao fenômeno psicomotor. Isso é vivido no brincar. Nos jogos, os objetos são ressignificados, ganham outros valores, estimulam a inteligência e a capacidade intuitiva”.
A organizadora do evento, Luana Macêdo, afirma que a entrada é gratuita. O evento é promovido pela escola ABC e aberto ao público em geral.
“Nosso objetivo, enquanto escola, é que os pais compreendam o desenvolvimento da criança. A criança passa cinco horas na escola e o restante do dia com os pais. Algumas brincadeiras desenvolvem o psicomotor da criança e os pais não sabem”.
Sobre Lovisaro
Martha Lovisaro é psicóloga, especialista em educação, psicomotricista e professora adjunta na UERJ. Possui mestrado em Psicologia Escolar e pós-doutorado em sociologia. Além disso, é autora do livro “A psicomotricidade aplicada na escola – Um manual prático de psicomotricidade dramatizada”.