X

Nova pesquisa do Datafolha aponta novamente o ex-presidente Lula como favorito na corrida presidencial

Uma pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha no último domingo, 10, na corrida presidencial, voltou a confirmar o ex-presidente Lula como o preferencial dos eleitores. Ele aparece com 30% das intenções de voto. Foram feitas 2.824 entrevistas entre 6 e 7 de junho, em 174 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O pré-candidato Jair Bolsonaro (PSL) aparece na segunda colocação com 17%, seguido da ex-ministra Marina Silva, com 10%. Geraldo Alckmin (PSDB) aparece com 6%, Ciro Gomes (PDT) com 6%, e Álvaro Dias (Podemos) com 4%. Cerca de 21% responderam que ainda não escolheram em quem votar.

Nas simulações para o primeiro turno do Datafolha sem a presença de Lula, Bolsonaro aparece na dianteira, com 19% das intenções de voto, seguido de Marina Silva (14%), Ciro Gomes (10%) e Geraldo Alckmin (7%). Sem candidato: 33%.

O Datafolha também avaliou um possível segundo turno. Se a eleição fosse hoje, Lula seria eleito o novo presidente do Brasil, com 49%. Jair Bolsonaro aparece com 32% das intenções de voto. Branco/nulo (17%). Não sabe (1%).

Lula também venceria o segundo turno, com 49% das intenções de voto, caso a disputa fosse contra Geraldo Alckmin (27%) ou Marina Silva (31%).

PT nacional comemora desempenho

A presidente nacional do partido, senadora Gleisi Hoffmann, em sua página no Twitter, disse que o resultado mostrou novamente que “Lula é o preferido pra governar o Brasil e é o grande eleitor de 2018”. Segundo ela, “Lula é autoexplicativo, seus governos foram os melhores para a maioria do povo e se comparados ao que vivemos hoje era quase o paraíso”.

Gleise disse inda que “excluir Lula da disputa é aprofundar a instabilidade no país, com votos brancos e nulos ganhando as eleições. Sem legitimidade do voto ninguém conseguirá pacificar o Brasil e resgatar seu desenvolvimento. Só Lula pode cumprir esse papel”.

PT no Acre

O presidente do PT no Acre, André Kamai, lembra que o ex-presidente era o mais importante líder político do país e que o PT não pretende tirá-lo do pleito em 2018. Afirmou ainda que a imagem do petista estará presente na candidatura majoritária da FPA.

“Nós não vamos esconder e tirar o Lula da cena. O Lula é o mais importante líder político vivo que nós temos hoje, e ele tem um legado extraordinário. Nós não vamos prescindir de dialogar com as candidaturas majoritárias [no Acre] a candidatura do Lula”, disse Kamai.

A Gazeta do Acre: