A nova pesquisa Ibope para a corrida presidencial divulgada na quinta-feira, 28, apontou novamente o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva como o preferencial dos eleitores brasileiros. O resultado mostra que o petista tem 33% das intenções de voto.
O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 15%, seguido de Marina Silva (Rede), com 7%, Ciro Gomes (PDT) 4% e Geraldo Alckmin (PSDB) também tem 4%. Branco/nulo, 22% e não sabe/não respondeu, 6%.
A pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) foi realizada entre 21 e 24 de junho com dois mil eleitores em 128 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Em cenário sem o ex-presidente, Marina e Bolsonaro apresentam empate técnico dentro do limite da margem de erro registrada pelos estatísticos. Bolsonaro acumula 17% das intenções de votos. Já Marina tem 13%. Ciro e Alckmin também apresentam empate técnico dentro da margem de erro. O cearense tem 8%, já o ex-governador de São Paulo soma 6% das intenções de votos. Branco e nulo, 33% e não sabe ou não respondeu, 8%.
O Ibope também mediu a rejeição aos pré-candidatos, perguntando em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Nesse quesito, 2% disse que poderia votar em qualquer dos candidatos e 11% afirmou não saber ou não quis responder.
Fernando Collor de Mello (PTC) e Jair Bolsonaro (PSL) foram os presidenciáveis que apareceram com maior índice de rejeição, 32%, seguido de Lula (PT) – 31%, Geraldo Alckmin (PSDB) – 22%, Ciro Gomes (PDT) – 18% e Marina Silva (Rede) – 18%.
O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-02265/2018.