A secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (SEMSA) iniciou nesta segunda-feira (25) a vacinação contra a gripe para o público em geral. A imunização pode ser feita em uma das 55 unidades de saúde município onde ainda estão disponíveis 25 mil doses de vacina, até que acabe o estoque.
As 25 mil doses são as que sobraram da campanha voltada ao público alvo – pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade, o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, além dos funcionários do sistema prisional – encerrada na última sexta-feira, 22.
Apesar do término da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, o público alvo poderá ser vacinado. A diretora da Vigilância Epidemiológica da SEMSA, Socorro Martins, orienta todos a buscarem a imunização. “Há centenas de casos de óbito em decorrência da gripe influenza, em todo o Brasil. A vacina não causa reações e pode salvar vidas”.
De acordo com a diretoria da Vigilância Epidemiológica da SEMSA, até a última sexta-feira, quando foi encerrada a campanha exclusiva para o público alvo, 60,13 % dos considerados prioritários, haviam sido imunizados. O grupo prioritário de crianças entre seis meses a menores de 5 anos de idade, alcançou apenas 32 % de imunização. “Esse público depende única e exclusivamente dos pais ou responsáveis”, conclui Socorro Martins.